Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Arquivos Brasileiros de Alimentação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Os Arquivos Brasileiros de Alimentação publica artigos em português ou espanhol.Com periodicidade semestral, está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A revista pretende divulgar manuscritos inéditos sob a forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, resenhas críticas, comunicação, traduções de textos clássicos ou contemporâneos e pequenos textos de natureza acadêmica, informativa. A revista está enquadrada na área de Ciências de Alimentos.

Como parte do processo de seleção e avaliação, os autores serão obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Estar em concordância com a orientação temática do periódico.
  2. Apresentar qualidade de conteúdo, isto é, nível científico, atualidade, ineditismo e originalidade, além de abrangência quanto à origem dos trabalhos.
  3. A natureza do órgão publicador.
  4. A observância da apresentação gráfica e a normatização do texto deverão seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos que serão posteriormente descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. O estilo e as referências deverão seguir as normas da ABNT.
  5. A submissão do artigo será de conhecimento e autorizada por todos os autores.
  6. A contribuição não deverá estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

Categoria de artigos

 Editorial: texto que expressa posicionamento dos editores da revista.

Artigo original: contribuições destinadas à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área de pesquisa (limite mínimo de 5 mil palavras e máximo de 10 mil palavras e 5 ilustrações).

Artigos de revisão: síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, com análise e interpretação de bibliografia pertinente, de modo a conter análise crítica e comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa (limite mínimo de 6 mil palavras e máximo de 10 mil palavras e 5 ilustrações).

Ensaios: trabalhos que possam trazer reflexão e discussão de assunto que gere questionamentos e hipóteses para futuras pesquisas (limite máximo de 5 mil palavras).

Comunicação: relato de informações sobre temas relevantes, apoiado em pesquisas recentes, cujo mote seja subsidiar o trabalho de profissionais que atuam na área, servindo de apresentação ou atualização sobre o tema (limite máximo de 4 mil palavras).

Traduções de textos clássicos ou contemporâneos: as traduções de textos literários, com a devida autorização do autor e/ou editor (até 1.500 palavras).

Pequenos textos de natureza acadêmica, informativa:

Entrevistas - Diálogos com personalidades de destaque no campo científico das diversas áreas do conhecimento, preservando-se a área da revista. As entrevistas são conduzidas a partir da Equipe Editorial.

 Pesquisas envolvendo seres vivos

Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos e animais, os quais devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa.

 Registros de ensaios clínicos

Artigos com resultados de pesquisas clínicas, os quais devem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Os autores devem indicar três possíveis revisores para o manuscrito. Opcionalmente, podem indicar três revisores para os quais não gostaria que seu trabalho fosse enviado.

 Procedimentos editoriais

Autoria

a)    Todos os manuscritos devem vir acompanhados de uma declaração assinada afirmando que o artigo é original e não foi publicado ou submetido a outro periódico ou livro, conforme modelo disponível no portal.

b)   O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores. Os editores não aceitam nenhuma responsabilidade por opiniões ou afirmações dos autores.

c)    Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a ABA.

d)   Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o artigo sem qualquer identificação no texto. Um arquivo complementar deverá ser anexado com a identificação do(s) autor(es) devendo-se incluir nome completo, vínculo institucional, vínculo com programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, endereço postal e eletrônico. Nesse arquivo pode-se incluir também notas de agradecimento a pessoas ou instituições financiadoras e/ou outras desejadas pelo(s) autor(es). Os manuscritos devem conter, na página de identificação, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores.

 Forma, preparação e envio de manuscritos

e)  Os trabalhos devem ser submetidos através do site http://www.journals.ufrpe.br/index.php/ABA/index. Devem ser editados em idioma português ou espanhol. Todas as linhas deverão ser numeradas e paginadas no lado inferior direito. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm, em espaço duplo, com margens esquerda e superior 3cm, e direita e inferior 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12. 

f)   O trabalho deve conter título em português/inglês, e se o manuscrito for no idioma espanhol, o título deverá ser em espanhol/inglês. A lista de palavras-chave também em português/inglês ou espanhol/inglês.

g)  O artigo a ser submetido deve conter:      

  • título: que represente adequadamente o conteúdo do trabalho, com até 40 caracteres, em negrito, tamanho 14, centralizado;
  • resumo/abstract: o resumo deve ser escrito em português/inglês, e se o manuscrito estiver em espanhol, o resumo deverá ser em espanhol/inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados a partir da síntese dos objetivos, dos métodos básicos adotados e das conclusões mais relevantes.

Para as demais categorias, o formato dos resumos deve ser o narrativo, mas com as mesmas informações.

  • palavras-chave/keywords: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritoras do conteúdo do manuscrito, utilizando os descritores em Ciência da Saúde - DeCS - da Bireme <http://decs.bvs.br>.

h)  Texto: com exceção dos manuscritos apresentados como Revisão, Comunicação, Nota Científica e Ensaio, os trabalhos deverão seguir a estrutura formal para trabalhos científicos:

Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada      pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema e com destaque para sua relevância. Não deve ser extensa, a não ser em manuscritos submetidos como Artigo de Revisão.

Métodos: deve conter descrição clara e sucinta do método empregado, acompanhada da correspondente citação bibliográfica, incluindo procedimentos adotados, universo e amostra, instrumentos de medida e, se aplicável, método de validação, além do tratamento estatístico.

Em relação à análise estatística, os autores devem demonstrar que os procedimentos utilizados foram não somente apropriados para testar as hipóteses do estudo, mas também corretamente interpretados. Os níveis de significância estatística (ex. p<0,05; p<0,01; p<0,001) devem ser mencionados.

Resultados: sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas ou figuras, elaboradas de forma a serem auto-explicativas e com análise estatística. Deve-se evitar repetir dados no texto.

Discussão: deve explorar, adequada e objetivamente, os resultados, discutidos à luz de outras observações já registradas na literatura.

Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo.

Agradecimentos: podem ser registrados em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.

Anexos: deverão ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá aos editores julgar a necessidade de sua publicação.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Título ou subtítulos não devem ser numerados, podendo-se fazer uso de recursos gráficos (caixa alta, negrito etc.)

Ilustrações (figuras, quadros, tabelas e gráficos) devem ser apresentadas em separado, no final do texto, depois das referências do original com respectivos títulos e legendas.

Ao longo do texto, os autores devem indicar, com destaque, a localização de cada ilustração, todas devidamente numeradas.

As tabelas e os quadros devem ser elaborados em Word. Os títulos devem vir na parte superior — somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta —, precedidos pela palavra Tabela ou Quadro, numerados sequencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foram chamados (por exemplo:Tabela 1 – Área plantada de cana em Pernambuco). Todas as tabelas e quadros devem indicar fonte na parte inferior e grafada em tamanho 10. Figuras e imagens seguem a mesma regra.

Os gráficos devem ser elaborados em Excel e os dados numéricos correspondentes devem ser enviados, de preferência, separados do programa Word ou em outra planilha como texto, para facilitar o recurso de copiar e colar.

i)    As figuras devem ser encaminhadas em JPEG ou TIFF, com resolução mínima de 200dpi para que seja garantida a qualidade da mesma. Os títulos das figuras devem vir na parte superior — somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta — precedidos pela palavra Figura, numerados sequencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foram chamados (por exemplo: Figura 1 – Área plantada de cana em Pernambuco). Em todas as imagens, figuras e ilustrações, a descrição deve estar na parte superior, com a respectiva fonte de autoria, e grafada em tamanho 10.

j)    As notas devem vir em rodapé e tamanho 10.

k)  As citações diretas com mais de três (3) linhas devem ser isoladas do corpo do texto e ter um recuo esquerdo de 4 cm, com tamanho 10, sem aspas e espaço simples. A indicação das fontes das citações deve ser realizada no sistema autor-data e página no corpo do texto. A citação direta tem que ter paginação, enquanto a indireta pode seguir o modelo autor-data.

l)    A bibliografia será apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de acordo com as normas da ABNT. As referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto, em ordem alfabética. As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética. Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es). No caso de usar algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (por exemplo: EndNote), o(s) autor(es) deverá(ão) converter as referências para texto.

 Exemplos de Referências Bibliográficas

 Livros

 KASPER, G.; KELLERMAN, E. Communication strategies:psycholinguistic and sociolinguistic perspectives. Essex: Addison Wesley Longman, 1996. 398 p.

SOSA, J. Women talk. Oxford: Blackwell, 1996. 324 p.

 Capítulo de livros

FREEMAN, D. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K. M.; NUNAN, D. (Ed.). Voices from the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. cap. , p. 88–115.

 Artigo em periódico

JENSEN, J. B. A investigação de formas de tratamento e a telenovela: a escalada, parte 1. Revista Brasileira de Lingüística, Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 43–73, 1977.

 Anais

PAIVA, V. L. M. O.  A sala de aula tradicional X a sala de aula virtual. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 3., 2001, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: APLIEMGE, 2001. p. 129–145.

CARMAGNANI, A. M. G. Individualised instruction; reporting an experience. In: NATIONAL BRAZ–TESOL CONVENTION, 3., 1994, São Paulo. Proceedings...São Paulo: BRAZ–TESOL, 1994. p. 236–243.

 Dissertação e teses

DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

 Documentos eletrônicos

As referências são seguidas pela expressão Disponível em: <URL>. Acesso em:

GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: <http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>. Acesso em: 01 maio 2006.

 SOUZA, R. A. O "chat" em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154 f. Dissertação (Programa de Pó–Graduação em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1983. Disponível em:

<http://www.letras.ufmg.br/vera/ricardo.htm>. Acesso: 1 maio 2006.

Eletronic documents: References are followed by Retrieved date from<URL>

 Em referências de línguas estrangeiras manter a ordem:

 RADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review,14. Catchline/ AILA 2001 . Retrieved: May 5 2006 from: < http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm, em espaço duplo, com margens esquerda e superior 3cm, e direita e inferior 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.