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Diretrizes para Autores

Os Arquivos Brasileiros de Alimentação publica artigos em português ou espanhol. Com periodicidade semestral, está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional. A revista pretende divulgar manuscritos inéditos sob a forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios, resenhas críticas, traduções de textos, entrevistas, pesquisas envolvendo seres vivos, registros de ensaios clínicos,entre outros. Além disso, a publicação está enquadrada na grande área de Nutrição, além dos seus diálogos com outras afins[1].

Como parte do processo de seleção e avaliação, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Estar em concordância com a orientação temática do periódico.
  2. Apresentar qualidade de conteúdo, isto é, nível científico, atualidade, ineditismo e originalidade.
  3. A natureza do órgão publicador, a titulação mais recente dos autores e os e-mails para contato de todos os autores do trabalho.
  4. A observância da apresentação gráfica e a normatização do texto devem seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos que serão posteriormente descritos em Diretrizes para Autores, na seçãoSobre a Revista. O estilo e asreferências devem seguir as normas da ABNT.
  5. A submissão do artigo será de conhecimento e autorizada por todos os autores.
  6. A contribuição não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

Categorias de manuscritos

Editorial: texto que expressa posicionamento dos editores da revista.

Artigo original: contribuições destinadas à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, tendo em vista a relevância do tema, o alcance e o conhecimento gerado para a área de pesquisa. O limite mínimo é de 5 mil palavras, e o máximo é de 10 mil palavras e 5 figuras[2].

Artigos de revisão: síntese de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, com análise e interpretação de bibliografia relacionada, com análise crítica, metodológica e comparativa dos trabalhos na área, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa. O limite mínimo é de 6 mil palavras, e o máximo é de 10 mil palavras e 5 figuras.

Ensaios: trabalhos que trazem reflexão e discussão de assuntos a partir de um olhar mais pessoal e um tom mais filosófico. O limite máximo é de 5 mil palavras.

Resenhas críticas: resenhas críticas de livros de interesse para a área de Nutrição e as afins supracitadas. O limite máximo é de 1.300 palavras. Para edições estrangeiras, os livros devem ter sido publicados nos últimos 4 anos. Já as brasileiras, nos últimos 2 anos. Devem apresentar a referência completa das obras analisadas, especificando:

SOBRENOME, Nome (AUTOR(es)). Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local (cidade): Editora, ano de publicação, número de páginas.

O autor deve encaminhar o texto original da resenha e as referências, além da imagem eletrônica, com qualidade, da capa do livro resenhado.

Traduções de textos: as traduções de textos devem ser feitas com a devida autorização do autor e/ou editor. O limite é de até 1.500 palavras.

Entrevistas: diálogos com personalidades de destaque no campo científico das diversas áreas do conhecimento, preservando-se o caráter multidisciplinar da revista.

Pesquisas envolvendo seres vivos: resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos e animais, os quais devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa.

Registros de ensaios clínicos: artigos com resultados de pesquisas clínicas, os quaisdevem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Procedimentos editoriais

Autoria

  1. Todos os manuscritos devem vir acompanhados de uma declaração assinada afirmando que o artigo é original e não foi publicado ou submetido a outro periódico ou livro, conforme modelo disponível no portal.
  2. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
  3. Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do texto é transferido para a ABA.
  4. Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o manuscrito sem qualquer identificação no texto. Um arquivo complementar deverá ser anexado com a identificação do(s) autor(es) devendo-se incluir: nome completo, vínculo institucional, vínculo com programas de pós-graduação e grupos de pesquisa, endereço postal e eletrônico. Nesse arquivo, pode-se incluir também notas de agradecimento a pessoas ou instituições financiadoras e/ou outras desejadas pelo(s) autor(es).

Forma, preparação e envio de manuscritos

  1. Os trabalhos devem ser encaminhados por via eletrônica, através do próprio site da Arquivos Brasileiros de Alimentação, e devem ser editados em idioma português, inglês ou espanhol. Todas as linhas devem ser numeradas e paginadas no lado inferior direito. O trabalho deve ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm, com espaçamento 1,5, com recuo de parágrafo 1,25, com margens esquerda e superior 3cm, e direita e inferior 2cm, na fonte Times New Roman e no tamanho 12.
  2. O trabalho deve conter título em português/inglês, e se o manuscrito for no idioma espanhol, o título deverá ser em espanhol/inglês. A lista de palavras-chave também deve ser em português/inglês ou espanhol/inglês.
  3. O trabalho só será aceito se salvo e enviado no formato (.docx).
  4. O artigo a ser submetido deve conter:
  • título: que represente adequadamente o conteúdo do trabalho, com até 40 caracteres, em negrito, tamanho 14, centralizado. Título ou subtítulos não devem ser numerados, mas colocados em negrito e com um espaçamento quanto à margem esquerda de 1,25;
  • resumo/abstract/resumen: o resumo deve ser escrito em português/inglês, e se o manuscrito estiver em espanhol, o resumo deve ser em espanhol/inglês, com um mínimo de 150 palavras e o máximo de 250. Para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados a partir da síntese dos objetivos, dosmétodos básicos adotados e dasconclusões mais relevantes. Deve-se dar um enter, isto é, um espaço de uma linha em branco entre o título Resumo/Abstract/Resumen (em negrito) e o texto do resumo. Após o texto do resumo, deve-se dar um novo espaço de uma linha em branco (um enter) para se inserir as palavras-chave. Tais palavras devem ser separadas por ponto e vírgula e colocadas em espaçamento simples, assim como todos os elementos que compõem o texto do resumo (o título e o espaço entre o título, o texto e as palavras-chave);
  • palavras-chave/keywords/palabras clave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritoras do conteúdo do manuscrito, utilizando os descritores em Ciência da Saúde - DeCS - da Bireme <http://decs.bvs.br>. É importante destacar que as palavras-chave não devem coincidir com as palavras do título, conforme o exemplo a seguir:

Resumo/Abstract/Resumen

irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Palavras-chave/Keywords/Palabras clave: Lorem. Ipsum. Dolore.

  1. Texto:com exceção dos manuscritos apresentados como artigo de revisão e ensaio, os trabalhos deverão seguir a estrutura formal para trabalhos científicos:

Introdução: deve conter revisão da literatura pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema e com destaquepara sua relevância. O texto deve começar a ser escrito logo na linha abaixo do título Introdução, conforme o exemplo a seguir:

Introdução

Fusce feugiat sem vel tortor consectetur semper. Proin commodo sollicitudin augue eu rhoncus. In felis lectus, tempus sit amet faucibus in, imperdiet eu nulla. Aliquam varius sollicitudin justo ut ultrices. In hac habitasse platea dictumst. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Proin commodo porta dolor ac consectetur. Nam eget convallis ex. Donec consectetur eget ex interdum euismod. Mauris eu varius tellus, nec rutrum arcu. Maecenas tempor, magna vel pharetra suscipit, diam est suscipit leo, eget aliquam libero dolor sed odio. Curabitur congue nulla velit, suscipit vulputate velit faucibus a. Cras vestibulum fermentum dui, ultrices auctor velit. Proin rhoncus vitae mi sit amet aliquet. Nullam vel porttitor felis. Quisque pellentesque hendrerit ex, vitae luctus enim scelerisque in. Sed eu porta lorem. Donec ut consectetur enim, imperdiet auctor nisi. Phasellus eget vestibulum nibh, at placerat tortor. Maecenas sagittis tellus semper nunc varius pellentesque. Mauris non facilisis dolor, ac gravida dolor. Curabitur lectus est, vulputate et ligula ut, porttitor eleifend arcu.

Metodologia: deve conter descrição clara e sucinta do método empregado, acompanhada da correspondente referência bibliográfica, incluindo procedimentos adotados, universo e amostra, instrumentos de medida e, se aplicável, método de validação, além do tratamento estatístico. Em relação à análise estatística, os autores devem demonstrar que os procedimentos utilizados foram não somente apropriados para testar as hipóteses do estudo, mas também adequadamente interpretados. Os níveis de significância estatística (ex. p<0,05; p<0,01; p<0,001) devem ser mencionados. Em relação à configuração do espaçamento, o texto deve seguir o mesmo padrão do formato utilizado na introdução.

Resultados: sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas ou figuras, elaboradas de forma a serem autoexplicativas e com análise estatística. Deve-se evitar repetir dados no texto. Em relação à configuração do espaçamento, o texto deve seguir o mesmo padrão do formato utilizado na introdução e na metodologia.

Discussão: deve explorar, adequada e objetivamente, os resultados, discutidos a partir de outras observações já registradas na literatura. Em relação à configuração do espaçamento, o texto deve seguir o mesmo padrão do formato utilizado na introdução, na metodologia e nos resultados[3].

Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Em relação à configuração do espaçamento, o texto deve seguir o mesmo padrão do formato utilizado na introdução, na metodologia, nos resultados e na discussão.

Agradecimentos: podem ser registrados em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho, conforme o exemplo a seguir:

Agradecimentos

Agradecemos às Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aos departamentos de Nutrição e Gastronomia pelos incentivos dados a este trabalho.

Anexos: deverão ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá aos editores julgar a necessidade de sua publicação. Os anexos devem ser colocados após o título Anexos em negrito. Caso haja mais de um anexo, deve-se titular cada um com o nome Anexo seguido de uma letra do alfabeto em ordem crescente, como: Anexo A, Anexo B, Anexo C etc. Para fazer referências aos anexos ao longo do texto, deve-se seguir o padrão cf. Anexo A.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, antecedidas pelo significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Numerais: deve-se escrever por extenso os numerais quando contados de 0 a 10. Para a contagem a partir de 10 e para os seus múltiplos, deve-se utilizar os algarismos.

Figuras: as figuras devem ser encaminhadas em JPEG ou TIFF, com resolução mínima de200dpi para que seja garantida a qualidade da mesma. Os títulos das figuras devem vir na parte superior — somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta —precedidos pela palavra Figura, numerados sequencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foram chamados. Em todas as imagens, figuras e ilustrações[4], a descrição deve estar na parte superior,com a respectivafonte de autoria. Além de próxima ao texto, a figura deverá ter o tamanho 10 x 10 cm. Deve-se centralizá-la e colocar a fonte (em tamanho 10), mesmo que a autoria seja dos próprios autores do trabalho. O título deve apresentar tamanho 12 e ser colocado acima da própria figura, conforme mostra o exemplo abaixo:

Figura 1 – Lorem ipsu demi

Fonte: AUTOR, ano.

Tabelas: as tabelas devem ser elaboradas em Word. Os títulos devem vir na parte superior — somente com a primeira letra da primeira palavra em caixa alta —, precedidos pela palavra Tabela, numerados sequencialmente e presentes no texto o mais próximo possível de onde foram chamados (por exemplo: Tabela 1 – Área plantada de cana em Pernambuco). Todas as tabelas devem indicar fonte na parte inferior e devem ser grafadas em tamanho 10. Seguir o exemplo abaixo:

Tabela 1 – Área plantada de cana em Pernambuco
Ano/RegiãoLitoralZona da MataAgresteSertão
1980XXXXXXXX
1990XXXXXXX
2000XXXXXXX
2010XXXXXXX

Fonte: AUTOR, ano.

Gráficos: Os gráficos devem ser elaborados em Excel e os dados numéricos correspondentes devem ser enviados, de preferência, separados do programa Word ou em outra planilha como texto, para facilitar o recurso de copiar e colar.

  1. As notas devem vir em rodapé e estar em tamanho 10. As notas não devem ser usadas para fazer referência bibliográfica. A referência completa deve ser feita na seção Referências bibliográficas, ao final do texto.
  2. As citações diretas com mais de três (3) linhas devem ser isoladas do corpo do texto e ter um recuo esquerdo de 4 cm, com tamanho 10, sem aspas e com espaço simples. A indicação das fontes das citações deve ser realizada no sistema autor-data e página no corpo do texto. A citação direta tem que ter paginação, enquanto a indireta pode seguir apenas o modelo autor-data.
  3. A seção Referências bibliográficas será apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de acordo com as normas da ABNT. As referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto, em ordem alfabética. As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética. Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es). No caso de usar algum softwarede gerenciamento de referências bibliográficas (por exemplo: EndNote), o(s) autor(es) deverá(ão) converter as referências para texto.

Referências bibliográficas (exemplos)

Livros

KASPER, G.; KELLERMAN, E. Communication strategies: psycholinguistic and sociolinguistic perspectives. Essex: Addison Wesley Longman, 1996. 398p.

SOSA, J. Women talk. Oxford: Blackwell, 1996. 324 p.

Capítulo de livros

FREEMAN, D. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K., M.; NUNAN, D. (Eds.). Voices from the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, cap. 1, p. 88-115.

Artigo em periódico

JENSEN, J. B. A investigação de formas de tratamento e a telenovela: a escalada, parte 1. Revista Brasileira de Linguística, Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 43-73, 1977.

Anais

CARMAGNANI, A. M. G. Individualised instruction; reporting an experience. In: NATIONAL BRAZ–TESOL CONVENTION, 3., 1994, São Paulo. Proceedings...São Paulo: BRAZ–TESOL, 1994. p. 236-243.

PAIVA, V. L. M. O. A sala de aula tradicional x a sala de aula virtual. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 3., 2001, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: APLIEMGE, 2001. p. 129-145.

Dissertação e teses

DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Documentos eletrônicos

As referências são seguidas pela expressão Disponível em: <URL>. Acesso em:

GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: <http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>. Acesso em: 1 maio 2006.

SOUZA, R. A. O "chat" em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1983. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/vera/ricardo.htm>. Acesso: 1 maio 2006.

Eletronic documents: References are followed by Retrieved date from<URL>. Em referências de línguas estrangeiras manter a ordem:

RADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review, 14. Catchline/ AILA 2001. Retrieved: May 5 2006 from: <http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>.

[1] Tais como: Gastronomia, Literatura, Hotelaria, Engenharia de Alimentos, entre outras.

[2] São consideradas figuras: fotos, ilustrações, quadros, esquemas e (info)gráficos. Destacamos que tabela não é, conforme as normas da ABNT, considerada uma figura.

[3] Pode-se optar pela união das seções resultados e discussão em uma só, intitulando-a Resultados e Discussão, caso seja pertinente para o trabalho.

[4] Para a classificação de figuras, cf. a nota de rodapé 2.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm, em espaço duplo, com margens esquerda e superior 3cm, e direita e inferior 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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