O sabor do conhecimento

Autores

  • Daliana Cascudo Roberti Leite Presidente do LUDOVICUS – INSTITUTO CÂMARA CASCUDO

Palavras-chave:

História da Alimentação, Câmara Cascudo, Gastronomia Brasileira.

Resumo

Este artigo apresenta uma narrativa sobre a vida de Câmara Cascudo e a origem do livro História da Alimentação, cujos escritos foram iniciados em meados de 1940, com a estruturação de uma arquitetura da “geografia da alimentação”, que também apresenta as técnicas de elaboração das preparações culinárias. A pesquisa incluiu viagens à África, com a finalidade de complementar os estudos, principalmente conhecer a influência dos povos bantos na construção da alimentação brasileira, tendo em vista que os povos sudaneses já estavam suficientemente analisados. Câmara Cascudo, Professor, Historiador, Jornalista, Folclorista, Advogado e Antropólogo   deixou um imenso legado para o conhecimento em diferentes áreas do Folclore, da Etnografia, da História, da Geografia, da Biografia e da Antropologia. O texto foi extraído do livro. Artes e rituais do fazer, do servir e do comer no Rio Grande do Norte: uma homenagem a Câmara Cascudo.

Referências

Daliana Cascudo Roberti Leite; Raul Giovanni da Motta Lody. Artes e rituais do fazer, do servir e do comer no Rio Grande do Norte: uma homenagem a Câmara Cascudo / Arthur Bosisio Junior (Coord.). (A Formação da Culinária Brasileira). Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007. 152 p. II.

Downloads

Publicado

2018-11-10

Como Citar

Leite, D. C. R. (2018). O sabor do conhecimento. Arquivos Brasileiros De Alimentação, 3(2), 264–271. Recuperado de http://journals.ufrpe.br/index.php/ABA/article/view/2476

Edição

Seção

Artigos