Gênese do Movimento Agroecológico

Processos Educativos e a Formação das Matrizes Ético-Políticas e Técnico-Produtivas

Autores

  • Marcio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.52719/bjas.v4i1.4574

Palavras-chave:

Agroecologia. Educação Popular. Movimento Agroecológico

Resumo

Este artigo tem como objetivo reconstruir a história do Movimento Agroecológico na Zona da Mata de Minas Gerais, de 1987 a 2019, e identificar as concepções de sociedade, de campo e de agricultura que orientam a formação de trabalhadores/as em agroecologia. Como procedimentos de pesquisa, combinamos análise documental; pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. As matrizes ético-políticas e técnico-produtivas fundamentam as experiências de educação e os processos de socialização, métodos e técnicas que têm como centrais o diálogo e a leitura coletiva da realidade. À medida que se estabelece a relação entre organizações de trabalhadores/as, pesquisadores/as, e organizações de assessoria técnica, ancorada nessas matrizes, produz-se uma organização dos processos de formação promovidos pelo Movimento Agroecológico.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Gomes da Silva, M. (2022). Gênese do Movimento Agroecológico: Processos Educativos e a Formação das Matrizes Ético-Políticas e Técnico-Produtivas. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, 4(1). https://doi.org/10.52719/bjas.v4i1.4574