Criação de galinha de capoeira e a perspectiva de transição agroecológica em sistema de produção familiar no Estado de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52719/bjas.v2i2.3685

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo implementar técnicas de manejo agroecológico de criação de galinha de capoeira em uma unidade produtiva familiar localizada no Projeto de Assentamento Moacir Wanderley/Sergipe, dentro de uma perspectiva de transição agroecológica do sistema produtivo. O estudo resultou das ações decorrentes do projeto de pesquisa e extensão “Criação agroecológica de galinha de capoeira: fortalecimento da agricultura familiar e empoderamento de mulheres e jovens em comunidades rurais de Sergipe” conduzido pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos–NEA/IFS, que teve como principais metas: caracterização dos espaços produtivos; capacitação de agricultores (as) ao manejo agroecológico de aves de capoeira; introdução de linhagens melhoradas de galinha de capoeira nos criatórios; acompanhamento e análises das criações. Os procedimentos e as técnicas de manejo de galinhas de capoeira implantados na unidade produtiva, contribuiram para a valorização da atividade, considerando o aumento de produtos excedentes que poderá ser comercializado na região. Colaborou também, no processo de empoderamento das mulheres do assentamento que, passam a visualizar os recursos gerados da criação de galinhas no agroecossistema, a exemplo do crescimento da renda familiar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irinéia Rosa do Nascimento, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Profª Drª do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Juliano Carra Iwersen, Instituto Federal de Sergipe -IFS

Estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia , Instituto Federal de Sergipe , campus São Cristóvão

Wilams Gomes Santos, Instituto Federal de Sergipe -IFS

Prof Dr do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Eliane Dalmora, Instituto Federal de Sergipe -IFS

Profª Drª do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Marcio Eric Figueira dos Santos, Membro o Núcleo de Estudos Agroecológicos do Instituto Federal de Sergipe -IFS

Agroecólogo, formado no Instituto Federal de Sergipe

Valéia Melo Mendonça, Instituto Federal de Sergipe

Profª Drª do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Referências

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do Capitalismo Agrário em questão. São Paulo. Anpocs, Unicamp, Hucitec, 1992. “Uma nova extensão para a agricultura familiar”. In: Seminário Nacional De Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF, Anais,1997, p. 3.

GUELBER SALES, M. N. Estratégias de criação de galinhas caipiras para geração de estercos limpos para a olericultura orgânica. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 53., 2014, Palmas.

JALFIM, F. T. Agroecologia e agricultura familiar em tempos de globalização: o caso dos sistemas tradicionais de criação de aves no semiárido brasileiro. Recife: Edição do autor. 2008.

MAPA. Ministério da Agricultura da Pecuária e Abastecimento. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/agricultura-familiar-1. Capturado em 20 de maio de 2020.

MIKULSKI, D.; CELEJ, J.; JANKOWSKI, J.; MAJEWSKA, T.; MIKULSKA, M. Growth performance, carcass traits and meat quality of slower-growing and fast-growing chickens raised with and without outdoor access. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences, v.24, p.1407-1416, 2011. doi: 10.5713/ ajas.2011.11038.

MUTUANDO, Instituto Giramundo Mutuando. A Cartilha Agroecológica. Botucatu, SP: Editora Criação Ltda, 2005.

OLIVEIRA, J. F.; HOLANDA, J. S; SOUZA, N. A; ÁVILA PAZ, F.C.; CHAGAS, M. C. Orientações técnicas sobre criação de ave caipira Natal (RN): EMPARN, 2005.

SAVOLDI, A.; CUNHA, L. A. Uma abordagem sobre a agricultura familiar, pronaf e a modernização da agricultura no sudoeste do paraná na década de 1970. Revista Geografar, Curitiba, v.5, n.1, p.25-45, jan./jun. 2010.

SOARES, I. F.; MELO, A. C.; CHAVES, A. D. C. G. A. Agricultura Familiar: Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável no município de Condado – PB. Revista Infotecnarido. v.3, n.1, p. 8, janeiro/dezembro de 2009. Disponível em https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/download/456/477. Acesso em 23 set. 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Nascimento, I. R. do, Iwersen, J. C., Santos, W. G., Dalmora, E., Figueira dos Santos, M. E., & Mendonça, V. M. (2021). Criação de galinha de capoeira e a perspectiva de transição agroecológica em sistema de produção familiar no Estado de Sergipe. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, 2(2). https://doi.org/10.52719/bjas.v2i2.3685

Edição

Seção

Relato de Experiência