Simulações climáticas regionais na Amazônia durante a estação chuvosa, usando o REGCM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.3.4.2018.2021.386-395

Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre a variabilidade sazonal da precipitação sobre a bacia amazônica, durante o período chuvoso, o verão (DJF) e outono (MAM). Baseado em simulações climáticas pelo modelo REGCM3 para um período de 12 anos (1998/99 a 2008/09) usando domínio em alta resolução (40 km) e dois diferentes esquemas de convecção (Grell e MIT-Emanuel), investigou-se o desempenho do modelo para simular a distribuição pluviométrica regional com referência aos dados de precipitação dos GPCP, os dados TRMM e dos dados GAUGE. A análise mostrou que a avaliação quantitativa do REGCM3 apresentou erros sistemáticos, especialmente aqueles relacionados com viés seco no nordeste da Amazônia usando o esquema Grell e também viés úmido no sul da Amazônia usando o esquema convectivo MIT. Verificou-se também que as simulações com o RegCM3 Grell não reproduziram adequadamente as características da ZCIT, relacionadas com as chuvas, sobre o Oceano Atlântico equatorial. Isso acontece, provavelmente, devido a intensificação da circulação troposférica localizada no lado oriental do Oceano Atlântico equatorial. Embora o esquema MIT produza sistematicamente uma superestimação da precipitação observada sobre as regiões da Amazônia e da ZCIT, as distribuições espaciais de precipitação e mostrou melhor correspondência com GPCP, TRMM e dados GAUGE, comparados com os resultados Grell.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Cristina Corrêa, Universidade Federal do Pará

Departamento de meteorologia. Área: climatologia.

Everaldo Barreiros de Souza, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotado no Instituto de Geociências (IG), Faculdade de Meteorologia (FAMET) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Corrêa, I. C., & Souza, E. B. de. (2018). Simulações climáticas regionais na Amazônia durante a estação chuvosa, usando o REGCM. Journal of Environmental Analysis and Progress, 3(4), 386–395. https://doi.org/10.24221/jeap.3.4.2018.2021.386-395