Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem como escopo a publicação de trabalhados relacionados ao Ensino de Química e áreas afins. As propostas de artigo submetidas, escritas em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditas e não estar em avaliação em nenhum outro periódico.

Processo de Avaliação pelos Pares

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química reserva o direito de submeter todas as propostas inicialmente ao Corpo Editorial e Conselho Científico, que analisa a adequação do trabalho ao foco e escopo do periódico. A seguir, as propostas são dirigidas para avaliação por pares, que é feita em duplo cego (double blind peer-review). Conhecemos as propostas que sustentam o movimento Open Science, no entanto, as reflexões são recentes e optamos por continuar no modelo atual, em busca da maturidade necessária para dar (talvez) um novo passo. 

Os trabalhos normalmente serão analisados por dois avaliadores. Eventualmente, quando ocorrer resultados não convergentes na avaliação, um terceiro parecerista é convidado. Em situações de dossiê ou número especial os critérios são definidos de forma específica, com prioridade para manutenção do modelo vigente.

A editoria e o conselho editorial da REDEQUIM possuem poder de decisão quanto a publicação ou não da proposta submetida, podendo atuar em primeiro momento da análise e solicitar o retorno da proposta original para adequação e posteriormente continuar com o processo de avaliação por pares. 

Periodicidade

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem periodicidade trimestral, com edições publicadas preferencialmente nos meses de março, julho e novembro de cada ano. 

Eventualmente, temos edições especiais, que versam sobre uma temática em específico ou associadas a alguma parceria com um evento da área de Ensino de Química.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Arquivamento

A política de arquivamento desse periódico é realizada por meio da Rede Cariniana que utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford e que consiste na preservação digital distribuída, espalhando as cópias dos documentos digitais em locais geograficamente dispersos por meio das caixas LOCKSS distribuídas as instituições parceiras, assegurando a preservação digital dos periódicos eletrônicos.

É possível conferir o arquivamento da revista via Rede Cariniana/LOCKSS no site The Keepers.

Histórico do periódico

 A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química é um periódico científico eletrônico pensada para ampliar as possibilidades de divulgação de trabalhos que se constituam como contribuições originais. A revista possui periodicidade trimestral, sendo publicada nos meses de março, julho e novembro, e recebe artigos em português, inglês e espanhol.