Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem como escopo a publicação de trabalhados relacionados ao Ensino de Química e áreas afins, em qualquer modalidade da educação. Ainda, serão considerados resenhas de livros, resumos de dissertações e teses defendidas e cobertura de eventos científicos.

As propostas de artigo submetidas, escritas em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditas e não estar em avaliação em nenhum outro periódico, no período.

 

Políticas de Seção

Editorial

Escrito pelo corpo editorial, situa a edição no espaço e tempo, com comentários gerais e algum destaque acerca dos textos daquele número da revista. Mínimo de 1 e máximo de 3 páginas. Eventualmente podem ocorrer convites para editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Teoria em Foco

Artigos teóricos e/ou de revisão. Podem fazer a revisão de alguma teoria de aprendizagem ou teoria que envolve um conceito científico e/ou tecnológico e sua abordagem na área do ensino de química. Poderão ser aceitas revisões acerca do desenvolvimento e aplicação de estratégias didáticas consolidadas e de considerável amplitude de programas de pesquisa. Mínimo de 15 e máximo de 30 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Pesquisa

Artigos para comunicação de resultados de pesquisas relativas ao Ensino de Química e áreas afins. Mínimo de 8 e máximo de 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Artigos que buscam relatar experiências de profissionais que atuam na área de Ensino de Química. Mínimo de 8 e máximo de 15 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de Livros

Resenha de livros publicados no Brasil e exterior. Serão consideradas resenhas de livros publicados a no máximo três anos. Mínimo de 1 e máximo de 3 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo de Dissertações e Teses

Resumos e comentários acerca de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação, ensino de ciências, ensino de química e correlatos, defendidas no ano de publicação da edição, ou no ano anterior. Mínimo de 2 e máximo de 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cobertura de Eventos

Cobertura comentada de eventos científicos, com atenção especial aos eventos de Ensino de Química e Ensino de Ciências. A cobertura deve abordar participantes, programação, organização, local de realização e informações sobre as comunicações e outras informações. Mínimo de 1 e máximo de 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química reserva o direito de submeter todas as propostas inicialmente ao Corpo Editorial e Conselho Científico, que analisa a adequação do trabalho ao foco e escopo do periódico. A seguir, as propostas são dirigidas para avaliação por pares, que é feita em duplo cego (double blind peer-review).

Os trabalhos serão analisados por dois avaliadores. Eventualmente, quando ocorrer resultados distintos na avaliação, um terceiro parecerista será convidado.

O Corpo Editorial e o Conselho Científico da REDEQUIM possuem poder de decisão quanto a publicação ou não da proposta submetida, podendo atuar como primeiro momento da análise e solicitar o retorno da proposta original para adequação e, só posteriormente, continuar com o processo de avlaiação por pares.

 

Periodicidade

A REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química tem periodicidade semestral, com edições publicadas nos meses de maio de novembro de cada ano.

Eventualmente, temos edições especiais, que versam sobre uma temática em específico ou associadas a alguma parceria com um evento da área de Ensino de Química.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...