A Teoria de P. Ya. Galperin como Fundamento para a Formação de Habilidades Gerais nas Aulas de Química

Isauro Beltrán Núñez, Betania Leite Ramalho

Resumo


O ensino de Química na educação básica, como em outras disciplinas das Ciências Naturais,passa por uma profunda crise, exigindo novas propostas didático-pedagógicas que potencializem a educação científica dos estudantes na escola do século XXI. Neste artigo, apresenta-se a teoria da Assimilação das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin como uma referência para a inovação pedagógica. Toma-se como exemplo a formação da habilidade explicar propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Revela-se o potencial da teoria para a integração dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades gerais que possibilitam a assimilação dos conteúdos com maior solidez e potencial de transferência para situações novas, o que contribui com o desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Química. Explicar Propriedades. Teoria de Galperin.

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