A Formação de Professores em Comunidades de Prática: Aspectos Teóricos e Estudos Recentes

Autores

  • Valéria Campos dos Santos Universidade de São Paulo
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Formação de Professores, Teoria Social da Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho se insere na perspectiva da formação de professores em comunidades de prática. O trabalho consiste em uma abordagem teórica sobre os aspectos da teoria social da aprendizagem de Wenger que enfatiza o papel de comunidades de prática no desenvolvimento dos sujeitos que as compõem. O trabalho também mostra como as comunidades de prática podem auxiliar na formação de professores, no sentido de unir a teoria aprendida na universidade com a prática em sala de aula. Por meio de pesquisas realizadas nesta perspectiva, o presente trabalho mostra a importância do desenvolvimento de comunidades de prática para o aprimoramento da prática do professor em diversas áreas e enfatiza a necessidade de mais pesquisas em relação a este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Santos, V. C. dos, & Arroio, A. (2017). A Formação de Professores em Comunidades de Prática: Aspectos Teóricos e Estudos Recentes. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 29–35. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1262

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa