A Disciplina de Monografia como Espaço Coletivo de Produção de Experiências Sobre ser Professor/Pesquisador

Autores

  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Monografia, Professor/Pesquisador, Educação Química.

Resumo

Abordaremos ao longo do texto compreensões advindas de uma pesquisa que investigou a constituição de licenciandos como professores/pesquisadores na disciplina de Monografia no Curso de Química - Licenciatura. Analisamos os diários de pesquisa produzidos na disciplina via Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Da análise emergiram três categorias, apresenta-se a categoria intitulada “Uma Comunidade Aprendente sobre fazer pesquisa em Educação Química”. Pode-se compreender que a constituição do professor/pesquisador na disciplina é fundamentada pelo trabalho coletivo, por espaços de diálogo, na interação com a escola e na compreensão de aprendizagem e pesquisa a partir da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Calixto, V. dos S., & Galiazzi, M. do C. (2017). A Disciplina de Monografia como Espaço Coletivo de Produção de Experiências Sobre ser Professor/Pesquisador. Revista Debates Em Ensino De Química, 1(1), 36–47. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1263

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa