As Dificuldades de Compreensão sobre o Conceito de Solução Representado em Nível Microscópico por Estudantes Latino Americanos

Gustavo Bizarria Gibin

Resumo


Os estudantes geralmente têm dificuldades na elaboração de modelos sobre conceitos ou fenômenos químicos em nível atômico-molecular, nos diferentes graus de ensino, desde a educação básica até a pós-graduação. Portanto, é importante investigar esses modelos e compreender as dificuldades que os estudantes podem apresentar. O objetivo da pesquisa foi analisar como os estudantes de cursos de engenharia da UNILA relacionam representações atômico-moleculares de soluções aquosas com o conceito de concentração e se conseguiam definir os solutos e solventes representados no sistema. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário escrito em que os estudantes fariam interpretações sobre imagens que representam o nível atômico-molecular. Foi observado que a maior parte dos estudantes teve dificuldades para relacionar as imagens com a concentração das soluções e para determinar as identidades de solutos e solventes nos sistemas. Como implicação para o ensino, seria interessante utilizar imagens, animações, modelos físicos ou virtuais para ensinar o conceito de concentração química, pois pode auxiliar a compreensão dos estudantes sobre este tema.

Palavras-chave


Modelos Mentais; Soluções Aquosas; Níveis de Representação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Gustavo Bizarria Gibin