A Resolução de Problemas e Exercícios na Formação de Professores de Química

Elis Cristina de Araújo Soares, Lucas dos Santos Fernandes, Angela Fernandes Campos

Resumo


Esta pesquisa corresponde a um estudo qualitativo sobre a resolução de problemas e exercícios na formação de professores de Química. Inicialmente foram idenficadas as concepções prévias dos licenciandos e em seguida foi realizado um momento formativo, no qual foram discutidas as principais características dos problemas e dos exercícios, além da aplicação dessas atividades didáticas no ensino de Química. Após, os futuros professores, elaboraram o enunciado de um problema e, logo em seguida, o transformaram em um exercício. Foi observado que os licenciandos possuem concepções prévias inadequadas sobre problemas e exercícios, no entanto, a maioria foi capaz de construir o enunciado de um problema e transformá-lo em um exercício. A partir dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade de incluir, cada vez mais, a resolução de problemas e exercícios na formação inicial de professores, visto que essa atividade didática é muito importante no contexto da sala de aula e contribui sobremaneira para a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave


Problemas; Exercícios; Química.

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