A Resolução de Problemas e Exercícios na Formação de Professores de Química

Autores

  • Elis Cristina de Araújo Soares Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lucas dos Santos Fernandes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Problemas, Exercícios, Química.

Resumo

Esta pesquisa corresponde a um estudo qualitativo sobre a resolução de problemas e exercícios na formação de professores de Química. Inicialmente foram idenficadas as concepções prévias dos licenciandos e em seguida foi realizado um momento formativo, no qual foram discutidas as principais características dos problemas e dos exercícios, além da aplicação dessas atividades didáticas no ensino de Química. Após, os futuros professores, elaboraram o enunciado de um problema e, logo em seguida, o transformaram em um exercício. Foi observado que os licenciandos possuem concepções prévias inadequadas sobre problemas e exercícios, no entanto, a maioria foi capaz de construir o enunciado de um problema e transformá-lo em um exercício. A partir dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade de incluir, cada vez mais, a resolução de problemas e exercícios na formação inicial de professores, visto que essa atividade didática é muito importante no contexto da sala de aula e contribui sobremaneira para a aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Soares, E. C. de A., Fernandes, L. dos S., & Campos, A. F. (2017). A Resolução de Problemas e Exercícios na Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 41–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1277

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa