A Pesquisa como Modo de Ensinar e Aprender: Concepções de Professores da Área Científica

Camila Carvalho de Souza, Carla Melo da Silva, Fabiana Pauletti, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


O presente artigo trata sobre as compreensões de professores das disciplinas científicas em relação à pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico. Para isso, a investigação partiu da pergunta central: Quais as concepções de professores a respeito da pesquisa como modo de ensinar e aprender na área científica? A pesquisa teve abordagem qualitativa, partindo de respostas a questionamentos respondidos por 20 professores da área científica (Biologia, Física, Matemática e Química) sobre como entendem e como vivenciam a pesquisa em sala de aula. As respostas foram tratadas por meio da Análise textual Discursiva – ATD. A análise revela que a maioria dos professores acredita fazer pesquisa ou já ter realizado durante suas experiências, no entanto, a maioria dos depoimentos não contempla as etapas da pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico, do mesmo modo como tratam os teóricos, mostrando que há mais afastamentos do que aproximações dos docentes sobre esse assunto, tanto de ordem teórica quanto prática, o que sugere formação mais adequada nos cursos de licenciatura, e nas ações de educação continuada de professores.

Palavras-chave


Concepção de professores; Pesquisa como princípio pedagógico; Formação de professores.

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