A Contribuição do PIBID na Formação de Novos Professores de Química

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Cristiano Centeno Specht, Luísa Colombo Pontalti, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Este artigo apresenta resultados de investigação a respeito do impacto do pibid na formação de novos professores de química. Foram estudados, por meio da análise textual discursiva, 16 trabalhos apresentados em eventos de ensino de química e ciências. Partiu-se para a análise com duas categorias definidas a priori, cujas compreensões eram o objetivo do estudo: informações sobre atividades dos bolsistas e impactos do pibid na formação do professor de química. Dessas categorias, emergiram subcategorias. Como principais resultados da análise temos que a participação no pibid é decisiva na opção dos bolsistas pela carreira de professor e que o pibid é essencial para a formação de professores por proporcionar novos subsídios à prática docente. Por fim, sugere-se investigar se esses professores formados nos cursos de licenciatura, com a experiência complementar em projetos do pibid, inserem-se efetivamente no meio escolar e na docência, que é um dos principais objetivos do programa.

Palavras-chave


PIBID; Formação de professores; Ensino de Química.

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