Ensino de Química em Espaço Não Formal: A Discussão do Conceito de Tabela Periódica no Grupo Escoteiro Velho Lobo - Goiânia - GO

Autores

  • Victor Ricardo Felix Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Jeniffer Cristine Alves dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Murilo Viana de Sousa Universidade Federal de Goiás
  • Márlon Hebert Flora Barbosa Soares Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Movimento Escoteiro, Ensino de Ciências, Educação não formal.

Resumo

Este trabalho buscou observar qual o entendimento dos conceitos relacionados à Tabela Periódica dos Elementos Químicos para crianças e jovens (de 7 a 14 anos) participantes do Movimento Escoteiro, assim como mostrar a relação entre aspectos do Escotismo e características da educação não formal. Para isso nos utilizamos de referenciais sobre os jogos calcados na teoria de Piaget (Piaget, 1978). A pesquisa desse trabalho foi qualitativa e para caracterizá-la, utilizamo-nos do estudo de caso. O público alvo foram escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiro Velho Lobo de Goiânia, Goiás. Para coletar os dados foi utilizado um jogo com o intuito de apresentar a Tabela Periódica e, também, observar características e aspectos relacionados às classificações de jogo segundo Piaget. O presente trabalho nos mostrou a importância de trabalhar conteúdos próprios da educação formal em ambientes não formais, aproximando esses conceitos específicos dos indivíduos e buscando uma familiaridade com a Química.

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Biografia do Autor

Murilo Viana de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Victor Ricardo Felix Ferreira 1 Jeniffer Cristine Alves dos Santos 2 Murilo Viana de Sousa 3 Márlon Hebert Flora Barbosa Soares 4 (vrfelixf@gmail.com)

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Ferreira, V. R. F., Santos, J. C. A. dos, Sousa, M. V. de, & Soares, M. H. F. B. (2017). Ensino de Química em Espaço Não Formal: A Discussão do Conceito de Tabela Periódica no Grupo Escoteiro Velho Lobo - Goiânia - GO. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 7–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1293

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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