As Feiras de Ciências da UFG/RC: Construindo Conhecimentos Interdisciplinares de Forma Prazerosa

Autores

  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás
  • Danilo Fernandes Lobato Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Goiás
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Feiras de Ciências, Interdisciplinaridade, Aprendizado sem Cobranças.

Resumo

Visando propiciar a formação cidadã dos estudantes da Educação Básica, o projeto Feira de Ciências da Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão (UFG/RC), vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), promove um evento na região do município de Catalão - GO desde o ano de 2012. Este trabalho apresenta relatos/reflexões da experiência de organização destas Feiras de Ciências, avaliando-se o caráter lúdico das mesmas no processo de construção ativa do conhecimento. Os resultados obtidos evidenciam o êxito da experiência, constatado a partir das falas dos participantes, que expressaram alto grau de motivação, interesse e prazer por terem participado das atividades, além de grande envolvimento e participação dos professores, estudantes e da sociedade. A realização do projeto apontou mudanças benéficas nos alunos e professores, que se evidenciaram durante e a partir dos processos de investigação provocados pela participação no evento, como desenvolvimento da criatividade e capacidade inventiva e investigativa dos estudantes. O evento possibilita que todos os envolvidos aprendam e socializem seus saberes, de forma crítica, autônoma e prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás

 

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Nunes, S. M. T., Lobato, D. F., Adams, F. W., & Alves, S. D. B. (2017). As Feiras de Ciências da UFG/RC: Construindo Conhecimentos Interdisciplinares de Forma Prazerosa. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 74–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1300

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa