Contos da Khemeia: Proposta de um Jogo de RPG (Role Paying Game) para o Ensino de Química

Autores

  • Ingrid da Silva Wolff Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elson Josevan Alves de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

RPG, Química, Ensino.

Resumo

Alguns trabalhos mostram como jogos de RPG podem ser usados na sala de aula de Química, como estratégia para revisão de conceitos e aprendizagem de conteúdos novos. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo apresentar um jogo de RPG para o ensino de química, chamado Contos de Khemeia, o que está em fase final de finalização. O RPG proposto já conta com: sistema de regras, fichas para criação de personagens e artes de avatares. Estão em andamento a escrita dos contos-aventura e a confecção dos livretos do mestre e do jogador. Contos de Khemeia apresenta algumas limitações, dentre as quais destacamos a necessidade de o professor deixar claro que alguns conteúdos dos contos-aventura podem não corresponder ao período histórico retratado no jogo (ambiente medieval), a familiarização dos alunos que não conhecem o RPG com as regras do jogo e a necessidade do professor sempre estar intervindo nas partidas. Na versão final do jogo, antes de sua disponibilização online, no blog Casa da Química, esta e outras limitações deverão ser minimizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Wolff, I. da S., Lima, E. J. A. de, & Silva, J. R. R. T. da. (2017). Contos da Khemeia: Proposta de um Jogo de RPG (Role Paying Game) para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 147–155. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1308

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)