Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal de Tocantins
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação em Direitos Humanos, Razão Cordial.

Resumo

O presente artigo teórico busca o estabelecimento de reflexões sobre a formação de professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Dessa forma, dividimos o nosso artigo em quatro seções. A primeira estabelece um diálogo com os sentidos existentes para cotidiano e contextualização e faz a defesa da EDH como um caminho possível para a formação de cidadãos. Em seguida trazemos a noção de Conteúdos cordiais, produto da pedagogização de conteúdos específicos a partir da relação entre a Educação em Ciências e a EDH. Em um terceiro momento apresentamos o modelo de “professor de Ciências como Agente sociocultural e político” como um caminho possível para pensar a formação de professores de ciências. Por fim, trazemos o exemplo da elaboração do curso de “Cultura Brasileira e questões étnico-raciais” na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Oliveira, R. D. V. L. de, & Queiroz, G. R. P. C. (2017). Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 14–31. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1312

Edição

Seção

Teoria em Foco

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