A Educação Não-Formal para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica no Ensino de Química e das Ciências

Autores

  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Helaine Sivini Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Não-formal, Ensino da Química e das Ciências, Cultura Científica e Tecnológica.

Resumo

A presente pesquisa, que se enquadra como parte da dissertação de mestrado de uma das autoras, tem por objetivo apresentar elementos que possibilitem uma melhor compreensão e diferenciação entre essas modalidades de educação: formal, não-formal e informal. E a partir do entendimento dessas, refletir sobre a potencialidade da educação não-formal para o Ensino da Química, ou melhor, para o Ensino das Ciências, no geral. Evidenciando a importância das aprendizagens amplas que extrapolam o conceitual e a disseminação da cultura científica e tecnológica para um público amplo e diversificado, para além de um público escolar. Para tanto, esse trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que aborda: algumas definições e reflexões para esses termos; a utilização dos espaços não-formais no Ensino das Ciências; a caracterização dos espaços não-formais; uma breve revisão da literatura sobre educação não-formal; Por fim, algumas considerações finais.

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Biografia do Autor

Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Carina Siqueira de Morais1 Helaine Sivini Ferreira2 (carinamorais00@gmail.com)

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Morais, C. S. de, & Ferreira, H. S. (2017). A Educação Não-Formal para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica no Ensino de Química e das Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 45–55. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1314

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa