Conscientização Social e Preservação Ambiental: Desenvolvimento de Valores em Aulas de Química a partir do Tema Plásticos

Autores

  • Wélica Patrícia Souza de Freitas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

CTS, Plásticos, Polímeros.

Resumo

Nosso artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visou investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois compreendemos que os mesmos facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Constituíram os materiais empíricos instrumentos avaliativos da sequência didática, ou seja, transcrições de questionários e de atividades argumentativas realizadas no momento das aulas. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise emergiram 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. Apresentaremos neste artigo o metatexto pertencente à categoria intitulada “conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente”. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadãos críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

Wélica Patrícia Souza de Freitas1 Sinara München2 Vivian S. Calixto3 e 4 (welicapsf@gmail.com) 1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS 2. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS 3. Universidade Federal da Grande Dourados - UFG

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Freitas, W. P. S. de, München, S., & Calixto, V. dos S. (2017). Conscientização Social e Preservação Ambiental: Desenvolvimento de Valores em Aulas de Química a partir do Tema Plásticos. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 56–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1315

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa