Estratégias Didáticas no Ensino de Química: Discutindo Equilíbrio Químico no Ensino Médio pela Perspectiva Epistemológica de Kelly

Autores

  • Roberto Carlos Silva dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vanessa da Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Wilka Karla Martins do Vale Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Iêdja Firmino da Silva Francisco Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de Química, Equilíbrio Químico, Experiência de Kelly.

Resumo

O presente estudo investigou as contribuições de uma sequência didática pautada na teoria de Kelly para aprendizagem do conceito de equilíbrio químico. Neste sentido, apresenta algumas das concepções alternativas de estudantes do ensino médio em relação ao conteúdo em destaque. Por conseguinte, aponta as etapas constituintes da experiência de Kelly, a saber, antecipação, investimento, encontro, confirmação ou desconfirmação e revisão construtiva, aplicadas ao ensino da definição de equilíbrio químico e suas característica a partir de uma intervenção didática sequenciada com momentos e atividades consonantes com os respectivos pressupostos. Por fim, os dados coletados em relação à estratégia de ensino adotada convergiram, principalmente, para a melhoria do diálogo professor-aluno e o estímulo à aprendizagem de novos conceitos.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Santos, R. C. S. dos, Santos, V. da S., Vale, W. K. M. do, & Francisco, I. F. da S. (2017). Estratégias Didáticas no Ensino de Química: Discutindo Equilíbrio Químico no Ensino Médio pela Perspectiva Epistemológica de Kelly. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 92–101. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1318

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa