A Utilização das TIC no Ensino de Química durante a Formação Inicial

David Pereira Faraum Júnior, Marcelo Maia Cirino

Resumo


Nos dias atuais o uso de tecnologias está muito presente, tanto no meio social quanto no cultural e o que se pode notar é uma inversão na produção do conhecimento. Hoje, as informações estão disponíveis para além dos muros das escolas e, muitas vezes, seu alcance transcende à formação do professor. Será que os docentes estão preparados para essa invasão de informações, de fora para dentro da escola? Eles conhecem e se utilizam das tecnologias de informação como recursos didáticos em suas aulas? Este trabalho investigou se graduandos do curso de licenciatura em Química de uma universidade pública se utilizam de recursos tecnológicos em suas aulas nos estágios curriculares obrigatórios, bem como se conhecem a WebQuest, uma abordagem didática com metodologia proposta por Bernie Dodge. Para isso, coletamos dados através de um questionário aplicado aos graduandos cursando a disciplina de Estágio Supervisionado de Regência. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), levantando a discussão sobre uma realidade bastante comum, em que os licenciandos apesar de entenderem a importância do uso das TIC em aulas de Química e saberem manipular muito dos dispositivos e aplicativos tecnológicos, não os utilizam em suas aulas do estágio de regência.

Palavras-chave


TIC; Ensino de Química; Formação Inicial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 David Pereira Faraum Júnior, Marcelo Maia Cirino