Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação de Professores de Química

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • André Ricardo Ghidini Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Alcides Loureiro Santos Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF)
  • Alexandre Alves de Souza Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF)

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Ensino de Química, Caixa Química,

Resumo

O projeto “Produzindo Materiais Didáticos: Caixa Química”, desenvolvido por professores da Universidade Federal do Acre e do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia tem como objetivo principal investigar a influência da elaboração de materiais didáticos na formação docente do acadêmico do curso de Licenciatura em Química. Os materiais elaborados serão utilizados em aulas teóricas e/ou práticas de química no ensino médio. Os licenciandos do curso são protagonistas no desenvolvimento do projeto. A elaboração de materiais didáticos se destaca por possibilitar a ampliação de conhecimentos interdisciplinares, articulando teoria e prática e, assim promover uma formação docente superior de qualidade por meio das diversificadas propostas didático-metodológicas. Nesse sentido, o projeto se propõe a verificar como os graduandos se transformam em docentes autônomos a partir da produção de seus materiais didáticos. Os resultados desta ação indicam contribuições na formação docente e, consequentemente, na formação autônoma e didática do professor de química, por meio da produção de materiais que envolvam conhecimentos teóricos e práticos nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Mestre em Educação e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualmente é docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC). Atuando principalmente nas áreas de formação de professores e materiais didáticos.

André Ricardo Ghidini, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Alcides Loureiro Santos, Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Acre (UFAC), atualmente é docente do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia, atuando principalmente nas áreas de Ensino de Química e TICs.

Alexandre Alves de Souza, Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Acre (UFAC), atualmente é professor do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia – SEE AC.

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

Souza, G. A. P., Ghidini, A. R., Santos, A. L., & Souza, A. A. de. (2018). Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 47–58. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1345

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa