Tendências das pesquisas internacionais sobre o ensino de Ciências para deficientes visuais: Foco nos materiais didáticos para o Ensino de Química

Autores

  • Raquel de Abreu Fochesato Universidade Federal do Paraná
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo tem como objetivo a análise das tendências das pesquisas presentes naliteratura internacional sobre o Ensino de Ciências da Natureza com o enfoque no desenvolvimento de materiais didáticos (MD) para o ensino de Química para inclusão de deficientes visuais (DV). A base de dados utilizada foi o sistema Qualis nas categorias A1, A2, B1, B2 da área de Ensino e Educação da Capes. Foram encontrados 26 artigos. Partindo da análise desses artigos verificou-se que a maioria dos MDs voltados ao Ensino de Química: são oriundos dos EUA, se utilizam da linguagem Braille, tecnologia assistiva e suporte tátil-visual para veiculação da informação. Em todos os artigos notou-se a preocupação com a inclusão efetiva do DV em sala de aula, sendo os MD possíveis de uso por alunos com ou sem deficiência visual. Os resultados apontam que existe uma preocupação em elaborar materiais didáticos que explorem a didática multissensorial, a fim de ampliar as múltiplas fontes de captação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-27

Como Citar

Fochesato, R. de A., & Guimarães, O. M. (2017). Tendências das pesquisas internacionais sobre o ensino de Ciências para deficientes visuais: Foco nos materiais didáticos para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 47–68. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1357

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa