Panorama da produção acadêmica sobre resolução de problemas em química em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Autores

  • Amanda Pereira de Freitas Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Verônica Tavares Santos Batinga Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Química, ENPEC.

Resumo

Este estudo apresenta um panorama da produção acadêmica publicada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a abordagem de ensino e aprendizagem baseada na resolução de problemas (RP) na disciplina de Química. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados nas dez edições do ENPEC correspondente ao período 1997 a 2015, seguido da análise dos artigos frente ao referencial teórico da área. Os resultados mostraram que a resolução de problemas vem sendo trabalhada de forma articulada à experimentação, podendo ser introduzida e implementada no contexto escolar em diferentes níveis de ensino. Também, a RP é uma temática pouco pesquisada. Tem sido utilizada como estratégia didática por meio de problemas, porém, a quantidade de trabalhos nessa direção ainda é tímida. A investigação nos anais do ENPEC sugere que há um campo aberto de investigaçãonessa área.

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Publicado

2017-05-27

Como Citar

Freitas, A. P. de, Batinga, V. T. S., & Campos, A. F. (2017). Panorama da produção acadêmica sobre resolução de problemas em química em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 87–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1359

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa