O Conceito de Energia e suas Implicações como Tema da Aprendizagem por Projeto: Um Relato de Vivência no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral

Autores

Palavras-chave:

ensino por projetos, aprendizagem significativa, ensino de ciências

Resumo

A Aprendizagem por projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pelo desenvolvimento e elaboração das atividade. Mais do que uma técnica diferenciada a proposta da aprendizagem por projetos é promover uma alteração na maneira de pensar e repensar as práticas pedagógicas. Esse movimento fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, ao invés de transmissão vertical dos conhecimentos do professor. Com essa compreensão, apresentamos aqui as vivências curriculares de um semestre de trabalho com uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências, no eixo pedagógico de Fundamentos Teóricos Práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Everson da Silva, UFPR

Graduado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, professor da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Possui Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina

Lenir Maristela da Silva, UFPR

Professora Associada da UFPR no Curso de Licenciatura em Ciências

Adriana Lucinda de Oliveira, UFPR

Professora da UFPR. Doutora em Políticas Públicas

Dhiego Cunha da Silva, UFPR

Licenciado em Ciências. Mestrando em Geologia na UFPR.

Tamara Dias Domiciano, UFPR

Mestranda em Ensino de Ciências na UFPR

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Silva, L. E. da, Silva, L. M. da, Oliveira, A. L. de, Silva, D. C. da, & Domiciano, T. D. (2018). O Conceito de Energia e suas Implicações como Tema da Aprendizagem por Projeto: Um Relato de Vivência no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 123–141. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1368

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa