XV Evento de Educação em Química (XV EVEQ)

Autores

  • Thaís Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Pamela Franco Marani Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

educação em química, EVEQ, arte e ciência, divulgação científica

Resumo

No presente trabalho buscamos traçar um panorama geral das discussões apresentadas na 15ª edição do Evento de Educação em Química (XV EVEQ) realizado anualmente nas instalações do Instituto de Química da UNESP - campus de Araraquara. O evento que ao longo de sua trajetória tem abordado diversas questões como pesquisa em Ensino de Química, formação de professores, materiais didáticos, tendências pedagógicas, avaliação, interdisciplinaridade, currículo, políticas públicas, educação inclusiva, planejamento didático-pedagógico, entre outras, solidifica-se como um reconhecido espaço de socialização e divulgação, de relatos de pesquisa e de experiências em sala de aula. Em meio a um cenário político de mudanças e incertezas, a organização do evento se mostrou ousada e esperançosa ao trazer o tema “Arte e Ciência: Diálogos possíveis para a Educação em Ciências”. A Arte que ao longo dos séculos tem sido instrumento de registro da beleza, da miséria, das conquistas, das guerras, de pessoas importantes e de desconhecidos se integra à história da humanidade como elemento transformador. Tal transformação está em sua capacidade de possibilitar aos indivíduos interagir com o mundo em sua completude, e se reconhecerem como agentes dessa transformação. E não seria a educação assim também?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Andressa Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM) e Licenciada em Química pela mesma instituição. Atuou durante a graduação como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID-CAPES. Atualmente é representante discente do mestrado junto ao colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (Gestão 2016-2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Química, Experimentação Investigativa, Construtivismo, Multimídias em Ensino de Química e TIC. Atualmente realiza pesquisas em Linguagem em Ensino de Ciências, com ênfase no papel da pergunta no processo de ensino-aprendizagem.

Pamela Franco Marani, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM) e Licenciada em Química pela mesma instituição.

Marcelo Pimentel da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel e licenciado em Química, mestrado e doutorado em Ensino de Ciências - Modalidade Química pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Projeto PIBID Química/UEM. Coordenador do Grupo de Estudos em Ensino de Química da UEM. Coordenador do Curso de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado), atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e relações entre ciência e arte, especificamente - química e literatura.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Oliveira, T. A. L. de, Marani, P. F., & da Silveira, M. P. (2017). XV Evento de Educação em Química (XV EVEQ). Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 222–226. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1404

Edição

Seção

Cobertura de Eventos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)