Ensino de Aprendizagem da Grandeza Quantidade de Matéria e sua Unidade, Mol: Concepções dos Professores da Universidades de Minas Gerais

Autores

  • Sandra de Oliveira Franco Patrocinio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni de Freitas Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

História da Ciência, Quantidade de matéria, Ensino de Química

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação realizada com professores de química das universidades do estado de Minas Gerais, Brasil. Nessa pesquisa, indagamos os docentes sobre como é abordada a temática Quantidade de matéria e sua unidade, mol, nas disciplinas que lecionam. Para isto, enviamos um questionário via e-mail para que fosse respondido pelos docentes. Os resultados nos mostram que a grandeza Quantidade de matéria e sua unidade, mol, é pouco compreendida por alunos que cursam disciplinas iniciais da química na graduação, acarretando a simples memorização de um valor para o mol. Acreditamos que os estudantes carecem de uma aprendizagem contextualizada, que a compreensão da construção histórica da Quantidade de matéria pode auxiliar não só na assimilação da temática mas, também, no estudo do comportamento dos gases, bem como na presença de enorme quantidade de moléculas ou átomos necessários para a ocorrência de uma reação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Oliveira Franco Patrocinio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Química, Mestre em Educação Química pela UFJF, Doutoranda do PPGQ - Educação Química - UFJF.Professora nas Instituições Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM e Faculdade JUiz de Fora -FJF

Ivoni de Freitas Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professora do Departamento de Química - Instituto de Ciências ExatasPPGQ - Educação QuímicaCoordenadora do PIBID - QuímicaUniversidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

Patrocinio, S. de O. F., & Reis, I. de F. (2018). Ensino de Aprendizagem da Grandeza Quantidade de Matéria e sua Unidade, Mol: Concepções dos Professores da Universidades de Minas Gerais. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 59–77. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1586

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)