A Atividade Experimental na Construção do Conhecimento Científico: Um Debate mediado - Uma Articulação Possível

Ademar Antonio Lauxen, Ana Paula Härter Vaniel, Lairton Tres, Milene Fracasso Galvagni, Verônica Possamai Carvalho

Resumo


Este trabalho se constitui de uma análise dos diálogos e enunciações, excertos dos chats desenvolvidos no Moodle, no ano de 2014, envolvendo professores de Ciências Naturais/anos finais do ensino fundamental e Química do ensino médio, das escolas da região de Passo Fundo-RS; acadêmicos-bolsistas de extensão e docentes do curso de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os estudos que norteiam o trabalho partem do projeto de extensão intitulado ―A formação continuada dos professores de Ciências/Química: roda de conversas, envolvendo os saberes e fazeres docentes‖, em que são discutidas diversas metodologias, propostas de reorganização curricular e recursos pedagógicos visando a melhoria do ensino na educação básica. No decorrer desse processo, de interação entre os sujeitos participantes do projeto, a atividade experimental surgiu como aspecto relevante para ser abordado e discutido, especialmente por uma necessidade apontada pelas professoras das escolas, em que sentiam a premência de problematizar essa temática e entendê-la melhor em suas possibilidades para inserção/trabalho nas aulas de Ciências/Química, possibilitando o desenvolvimento de conceitos,
que em geral, são bastante abstratos. Desta forma, a análise pretende contribuir com os docentes no trabalho de sala de aula, visando a melhoria do entendimento da importância e do significado da utilização das atividades experimentais no ensino de Ciências Naturais, no ensino fundamental, e Química, no ensino médio.


Palavras-chave


Atividade experimental. Ensino. Recurso pedagógico.

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