Investigando no que atuam os ex-bolsistas do Pibid/Química da UFRGS após deixarem o Programa

Autores

  • Jennifer Demari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pibid, Pibid/Química, Egressos do Pibid.

Resumo

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – é uma iniciativa da Capes que promove a inserção dos licenciandos no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica. Neste artigo foi analisado o perfil de 32 egressos do subprojeto Química do Pibid da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi investigado em que atuam após a saída do Programa. Nesta pesquisa, que se constitui metodologicamente como um estudo de caso, os dados foram colhidos por meio de questionários eletrônicos, enviados a todos os egressos do Pibid/Química de 2009 a 2014. Para a análise das respostas às questões abertas foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos mostram que treze dos egressos participantes da pesquisa que concluíram o curso de Licenciatura em Química seguiram atuando na educação básica e que oito desses atuam em escolas públicas. Aqueles que deixaram de atuar na educação básica demonstraram que as condições de trabalho enfrentadas na realidade escolar constituem-se em um fator determinante para a não permanência do docente nessa carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Demari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tania Denise Miskinis Salgado1,2

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Demari, J., & Salgado, T. D. M. (2017). Investigando no que atuam os ex-bolsistas do Pibid/Química da UFRGS após deixarem o Programa. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 68–86. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1613

Edição

Seção

Especial EDEQ