Automedicação e Descarte de Medicamentos: Conscientizando a partir da Interação com a Comunidade

Autores

  • Denis da Silva Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha
  • Fernanda Hart Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha
  • Angela Regina Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha
  • Carla Zimmermann Tuzin Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha
  • Jaíne Santos de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha

Palavras-chave:

Saúde, ambiente, perigo.

Resumo

O uso indiscriminado de medicamentos e o seu descarte incorreto tem se caracterizado como um grave problema, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Preocupados em contribuir com a mudança deste cenário, o desenvolvimento do projeto de extensão ?descarte de medicamentos e automedicação: o uso consciente pode salvar vidas? visa conscientizar asfamílias sobre a importância dos cuidados de armazenamento/conservação, uso indevido (automedicação) e os procedimentos corretos para o descarte dos medicamentos com prazo de validade vencidos. As ações ocorreram por meio de visitas e aplicação de questionário nas famílias moradoras do bairro Bettim, da microárea 49 da Estratégia de Saúde da Família (ESF 9), do município de São Borja, o qual tem em torno de 50 famílias cadastradas. Foipossível verificar que a maioria da população possui hábitos inadequados para o consumo e descarte de medicamentos, sendo necessárias ações constantes de conscientização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Hart Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha

Denis da Silva Garcia1, Fernanda Hart Garcia1, Angela ReginaAlmeida1, Carla Zimmermann Tuzin Santos1, Jaíne Santos deMoura1(denis.garcia@iffarroupilha.edu.br)

Angela Regina Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Farroupilha

Denis da Silva Garcia1, Fernanda Hart Garcia1, Angela ReginaAlmeida1, Carla Zimmermann Tuzin Santos1, Jaíne Santos deMoura1(denis.garcia@iffarroupilha.edu.br)

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Garcia, D. da S., Garcia, F. H., Almeida, A. R., Santos, C. Z. T., & Moura, J. S. de. (2017). Automedicação e Descarte de Medicamentos: Conscientizando a partir da Interação com a Comunidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 100–114. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1616

Edição

Seção

Especial EDEQ