"As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental

Autores

  • Thayara Ceregatti Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda C. Nack Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luciana de Araújo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Brenno R. M. Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Contextualização, Projeto de Ensino, Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho discute os resultados da aplicação de um projeto de ensino intitulado “As cores da Química”, que foi desenvolvido por acadêmicas do curso de licenciatura em Química. O projeto priorizou uma abordagem contextualizada para introduzir conhecimentos químicos no ensino fundamental e configurou-se como um momento oportuno de formação para a docência, no que tange o planejamento e execução de uma proposta alternativa de ensino, que se opõe ao paradigma tradicional e busca dar significado aos conhecimentos científicos por meio de uma temática cotidiana. Os pigmentos e as tintas permitiram abordar diversos conteúdos químicos, tais como substâncias simples e compostas, reações químicas e solubilidade. Os resultados da aplicação denotam o potencial da temática escolhida para a construção de conhecimentos químicos, bem como para o desenvolvimento do interesse e motivação dos alunos em aprender sobre química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Ceregatti, T., Nack, F. C., Araújo, L. de, & Oliveira, B. R. M. (2017). "As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 115–128. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1617

Edição

Seção

Especial EDEQ

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.