"As cores da Química": Uma Proposta para Contextualizar e Introduzir Conhecimentos Químicos no Ensino Fundamental

Thayara Ceregatti, Fernanda C. Nack, Luciana de Araújo, Brenno R. M. Oliveira

Resumo


Este trabalho discute os resultados da aplicação de um projeto de ensino intitulado “As cores da Química”, que foi desenvolvido por acadêmicas do curso de licenciatura em Química. O projeto priorizou uma abordagem contextualizada para introduzir conhecimentos químicos no ensino fundamental e configurou-se como um momento oportuno de formação para a docência, no que tange o planejamento e execução de uma proposta alternativa de ensino, que se opõe ao paradigma tradicional e busca dar significado aos conhecimentos científicos por meio de uma temática cotidiana. Os pigmentos e as tintas permitiram abordar diversos conteúdos químicos, tais como substâncias simples e compostas, reações químicas e solubilidade. Os resultados da aplicação denotam o potencial da temática escolhida para a construção de conhecimentos químicos, bem como para o desenvolvimento do interesse e motivação dos alunos em aprender sobre química.


Palavras-chave


Contextualização, Projeto de Ensino, Ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Thayara Ceregatti, Fernanda C. Nack, Luciana de Araújo, Brenno R. M. Oliveira