Contextualização no Ensino de Química a partir do Mingau de Goma

Autores

  • Josimara Cristina de Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Roraima UERR http://orcid.org/0000-0002-4902-0892
  • Marcia Andreia da Silva Universidade Estadual de Roraima UERR
  • André Camargo de Oliveira Universidade Estadual de Roraima UERR
  • Iracilma da Silva Sampaio Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis - RR (EEJA)
  • Cássia Patrícia Muniz de Almeida Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis - RR (EEJA)
  • Luana Cássia de Souza Coutinho Universidade Estadual de Roraima UERR

Palavras-chave:

Saberes Populares, Ensino de Química, EJA

Resumo

Trabalhou-se com a temática “Mingau de Goma” com seis estudantes do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos do ensino médio noturno da Escola Estadual José de Alencar, no município de Rorainópolis - Roraima, entre os meses de setembro e novembro de 2016, a fim de desenvolver conteúdos interdisciplinares a partir de uma temática regional. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário diagnóstico, aula teórica com recursos audiovisuais, receita e degustação do mingau, questionário final, observação sistemática, registro em diário de campo e fotográfico. Na aula teórica foram abordados conceitos de Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. Os resultados indicaram que a proposta foi bem aceita pelos estudantes, pois despertou a curiosidade e promoveu o conhecimento e a percepção de aspectos científicos em sua vivência. A metodologia diferenciada e a contextualização auxiliaram na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, e de popularização da ciência química. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Roraima UERR

Doutora em Química pela UNESP. Professora da UERR Campus Rorainópolis. Colegiado de Ciências da Natureza. Área: Química; Físico-Química; Ciências. Ensino e Aprendizagem.

Marcia Andreia da Silva, Universidade Estadual de Roraima UERR

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela UERR Campus Rorainópolis. Ex-bolsista PIBID. Área: Ensino de Química

André Camargo de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima UERR

Doutor em Ciências pela UNICAMP. Prof. Dr IV da UERR Campus Rorainópolis. Colegiado de Ciências Naturais. Área: Fitoquímica; Química Orgânica.

Iracilma da Silva Sampaio, Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis - RR (EEJA)

Professora da E. E. José de Alencar (Rorainópolis-RR). Esp. Educação Ambiental (IBPEX). Esp. em Educação na Cultura Digital (UFRR). Licenciada em Ciências com habilitação em Química (UEMA)

Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis - RR (EEJA)

Professora da E. E. José de Alencar. Licenciada em Química pela UFRR. Esp. em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Qualidade de Vida (Instituto Cuiabano de Educação)

Luana Cássia de Souza Coutinho, Universidade Estadual de Roraima UERR

Professora da Rede Pública de Ensino de Boa Vista - RR. Licenciatura em Química pela UERR. Mestre em Ensino de Ciências pela UERR

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Carvalho Oliveira, J. C. de, da Silva, M. A., Oliveira, A. C. de, Sampaio, I. da S., Muniz de Almeida, C. P., & de Souza Coutinho, L. C. (2018). Contextualização no Ensino de Química a partir do Mingau de Goma. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 229–245. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1718

Edição

Seção

Especial SIMPEQUI