Diagnóstico sobre a Formação dos Professores de Química da Região Noroeste do Paraná

Autores

  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí
  • Lucila Akiko Nagashima Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Palavras-chave:

Formação de professores, formação inicial em química, formação continuada em química.

Resumo

Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná. A formação inicial e continuada para a educação básica constitui um processo dinâmico e complexo, assim, é importante que tenhamos uma formação docente preocupada com as articulações entre a teoria e a prática, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários, portanto, foram encaminhados 48 questionários aos professores de química, obtendo informações sobre a sua formação. Por fim, este estudo abre possibilidades para a continuidade de pesquisas que poderão contribuir com a formação docente em química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marlon Santos, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (2016), cursou a especialização em Informática Instrumental Aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), especialista em Docência do Ensino Superior: métodos e práticas educativas pela Universidade Paranaense (2007), especialista em Meio Ambiente com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Paranaense (2007), possui graduação em Química Industrial pela Universidade Paranaense (2005) e graduação em Química Licenciatura pela Universidade Paranaense (2005). Atualmente é professor do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro - EFMP, ministrando aulas na Educação Profissional, no curso Técnico em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores, Ensino de Química e Ensino Profissionalizante.

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1977), graduação em Ciências de Primeiro Grau pela Universidade Estadual do Paraná (1972), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná. Atua como docente no programa de pós-graduação strictu sensu (mestrado acadêmico em formação docente interdisciplinar).nas disciplinas - O Ensino de Ciências e os conhecimentos básicos comuns para o ensino-aprendizagem e O ensino de Física e Química na Educação Brasileira.Tem experiência na área de Química, e a pesquisa é essencialmente na área de Saneamento Ambiental, em tratamento de efluentes com Reagente Fenton e com coagulante orgânico a base de tanino. Também atua na área gerenciamento de resíduos sólidos.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Santos, D. M., & Nagashima, L. A. (2019). Diagnóstico sobre a Formação dos Professores de Química da Região Noroeste do Paraná. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 73–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1806

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.