V Congresso Paranaense de Educação Química

Autores

  • Matheus Junior Baldaquim Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-7816-8709
  • Thais Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Evento, Educação Química, Pensamento Crítico

Resumo

O Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) é um evento bianual organizado pela comunidade de ensino de Química do estado do Paraná, e realizado em Instituições de Ensino Superior que mantém cursos de Licenciatura em Química. A 5ª edição ocorreu na Universidade Estadual de Maringá, e teve como tema: “Educação Química e políticas educacionais: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores”. Considerando a importância dos estudantes desenvolverem  a capacidade argumentativa, o pensamento crítico foi tema da Conferência de Abertura “Formação, Inovação e Investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação em Ciências” proferida pelo Prof. Dr. Rui Marques Vieira e pela Profª Drª Celina Tenreiro-Vieira da Universidade de Aveiro (Portugal); e tema da Mesa-Redonda “Reflexões acerca do pensamento crítico no contexto educacional”, composta pela Profª Drª Celina Tenreiro-Vieira (Universidade de Aveiro), pela Profª Neide Kiouranis (UEM) e pelo Prof. Dr. Gerson Mol (UnB). No decorrer das atividades realizadas, foram feitas homenagens ao educador, e patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Ao rememorar o legado de Freire, professores e pesquisadores buscaram promover junto aos participantes do evento um espaço de reflexão sobre um momento histórico no qual as políticas públicas relacionadas à educação são tão incertas; e de onde surgem propostas de fragmentação da escola. Fica então o questionamento, o que esperar de propostas que vão na contramão da pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire? Propostas que negam a liberdade de pensamento na escola. Espaço esse de formação do pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

Baldaquim, M. J., Oliveira, T. A. L. de, & Silveira, M. P. da. (2018). V Congresso Paranaense de Educação Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 208–213. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1820

Edição

Seção

Cobertura de Eventos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)