A Síntese Verde da Mentona - Uma Proposta Didática para o Ensino de Química Orgânica Experimental

Autores

  • Jailton Ferrari Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-7757-7209
  • Maria Helena Juvito Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Arnóbio Dantas Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Alves Silva Júnior Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Química Verde, Ensino de Química Orgânica, Mentona

Resumo

Os avanços em tecnologias químicas ambientalmente benignas, um campo da química também conhecido como Química Verde, tem experimentado ao longo das últimas décadas um crescente nível de importância, tanto nos laboratórios universitários de pesquisa como nos de ensino.  Neste cenário, o emprego ou o desenvolvimento de reações orgânicas que minimizem o uso ou a geração de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, tais como solventes orgânicos ou reagentes tóxicos, são fortemente estimuladas e, em particular, bastante desejadas nos experimentos didáticos para cursos de graduação. Neste sentido, o presente trabalho descreve a síntese verde da mentanona fazendo uso de reagentes ambientalmente benignos e baratos (mentol e hipoclorito de cálcio), bem como, de meio organo-aquoso para minimização da quantidade solvente orgânico empregado, com adaptações ao protocolo previamente descrito. O experimento oportuniza a discussão de conceitos importantes de Química Verde ao tempo em que também se presta adequadamente para o ensino de habilidades/procedimentos experimentais aos discentes. Ademais, o experimento também possibilita aos discentes refletir o quão útil é o emprego de espectroscopia no infravermelho e cromatografia de camada delgada como técnicas de identificação, bem como, a cromatografia em coluna como uma estratégia de separação/purificação.

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Biografia do Autor

Jailton Ferrari, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba

Jailton Ferrari é professor adjunto de química orgânica do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa.

Maria Helena Juvito Costa, Universidade Federal da Paraíba

Maria Helena Juvito da Costa é graduanda em Engenharia Química no Centro de Tecnologia da UFPB, João Pessoa.

Daniel Arnóbio Dantas Silva, Universidade Federal da Paraíba

Daniel Arnóbio Dantas da Silva é graduanda em Engenharia Química no Centro de Tecnologia da UFPB, João Pessoa.

Edvaldo Alves Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Edvaldo Alves Silva Júnior é doutorando em química no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB, João Pessoa.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ferrari, J., Costa, M. H. J., Silva, D. A. D., & Silva Júnior, E. A. (2018). A Síntese Verde da Mentona - Uma Proposta Didática para o Ensino de Química Orgânica Experimental. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 181–192. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1849

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa