Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade em Questão

Autores

  • Gabriel Ribeiro Caldas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Milene Dias Amorim Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Formação Docente, Docência em Química, Química Licenciatura

Resumo

O presente trabalho realizou uma análise da eficiência dos cursos de licenciatura em química ofertados em universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul. Teve-se por objetivo identificar as concepções de formação de professores de tais cursos, bem como, em que medida a identidade docente está sendo construída no contexto teórico e prático de seus projetos pedagógicos. A metodologia utilizada se tratou de uma análise bibliográfica sobre formação de professores e identidade docente, análise documental, por meio de Diretrizes Curriculares do MEC, projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em química das leis referentes à educação no Brasil e uma pesquisa qualitativa com egressos e graduandos destes cursos. Acredita-se que essa pesquisa trouxe contribuições para a construção de projetos pedagógicos e para a atuação de professores de cursos de Licenciatura em Química no sentido de aprimorar suas concepções e atingir as fragilidades de sua formação. Essa pesquisa possibilitou o apontamento de diversas dificuldades que ainda são enfrentadas pelos cursos de licenciatura em química como a qualidade do corpo docente e a estrutura curricular ainda vinculada aos currículos de bacharelado abrindo espaços para inconsistências durante o processo formativo do graduando, bem como os principais motivadores e desmotivadores da opção pela docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ribeiro Caldas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atualmente cursando Pedagogia pelo Instituto Fayol, dedicando-se a pesquisa na área da Educação voltada para Formação Inicial e Continuada de Professores.

Milene Dias Amorim, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Qualidade da Educação, Planejamento Educacional e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Caldas, G. R., & Amorim, M. D. (2018). Formação Inicial de Professores: Reflexões sobre o Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade em Questão. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 37–65. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1850

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.