As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Arte de Chico Buarque

Autores

  • Camila Pereira de Camargo Universidade de São Paulo (USP)
  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

CTS-Arte, Ciência e Arte, Canções

Resumo

RESUMOO presente trabalho analisa as potencialidades das canções de Chico Buarque na perspectiva das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte. A pesquisa pautou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa documental. Foram analisadas 359 canções produzidas por tal artista, contemplando o período de 1959 a 2017. Encontramos 118 canções que, de alguma forma, mencionavam conceitos de Ciência e Tecnologia e/ou os relacionavam com situações sociais associadas a um indivíduo ou um povo. Norteados pela Análise de Conteúdo, os dados foram agrupados em nove categorias definidas a priori. Majoritariamente, as canções mencionam conceitos ou teorias científicas de forma secundária – podendo relacionar a aspectos sociais do indivíduo; ou fazem relações entre aspectos da Tecnologia e/ou Ciência com desigualdades sociais, de gênero, com aspectos da vida social ou sentimental do indivíduo; abordam impactos na vida social e individual decorrentes dos avanços tecnológicos e criticam ou ironizam os usos da Ciência e da Tecnologia – podendo relaciona-las a questão social do indivíduo; revelando possibilidades de discussões sociocientíficas e o enlace proposto entre Ciência e Arte inspirando novos fazeres na Educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Camila Pereira de Camargo, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestra em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciências da Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Ensino de Química, Brasil, e-mail: camilapcamargo@usp.br

Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp)

É Livre Docente em ensino de física pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira (2016) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005), possui graduação em Licenciatura em Física (1995), mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Pós-doutorado (2006) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Bauru. É Docente do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira e do Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru, Brasi, e-mail: camargoep@dfq.feis.unesp.br

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestra em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, e-mail: silveiradasilva.camila2@gmail.com

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Camargo, C. P. de, Camargo, E. P. de, & da Silva, C. S. (2018). As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Arte de Chico Buarque. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 73–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1860

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte