Como os Alunos do Quinto Ano de Três Escolas do Rio de Janeiro Entendem a Presença dos Conhecimentos Químicos no Cotidiano a Partir de suas Aulas de Ciências

Autores

Palavras-chave:

Ciência, ensino de Química, , Aprendizagem infantil

Resumo

No presente trabalho foi desenvolvida uma pesquisa para identificar o conhecimento a respeito da Química, obtido pelos alunos a partir das aulas de ciências no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para isso a metodologia usada se baseou na aplicação de um questionário com duas questões abertas e uma fechada, sobre conhecimentos relacionados ao conteúdo químico, a um grupo de 67 alunos do quinto ano de três escolas. A partir dessa atividade foi possível concluir que as crianças são capazes de se identificar com os conteúdos químicos e registrar informações. Porém, o conhecimento químico obtido pelos alunos é fortemente influenciado pela educação familiar e informações provenientes da mídia, e essas informações, em sua maioria, são negativas. Logo, a criança tende a relacionar a Química como algo nocivo. É necessário evidenciar a importância da Química para a sociedade e a presença dela no cotidiano do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle de Sant'Anna dos Santos, IFRJ

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Atua como técnica em Química na Casa da Moeda do Brasil.

Denise Leal de Castro, IFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

dos Santos, D. de S., & de Castro, D. L. (2018). Como os Alunos do Quinto Ano de Três Escolas do Rio de Janeiro Entendem a Presença dos Conhecimentos Químicos no Cotidiano a Partir de suas Aulas de Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 66–79. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1983

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa