REFORMULAÇÃO CURRICULAR E A PRÁTICA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DO APRENDIZADO EM LICENCIATURAS EM QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Prática como componente curricular, formação de professores, Licenciaturas, Ensino de Química.

Resumo

Neste texto discutimos a noção de Prática como componente curricular na legislação educacional atual e no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada (BRASIL, 2015), que impulsionaram reesturutações curriculares em cursos de Licenciatura em Química. As reflexões abrangem ainda os contornos das reformas e ressignificações curriculares em três instituições públicas de ensino superior - na Universidade Federal de Blumenau, na Universidade do Estado de Santa Catarina e no Instituto Federal Catarinense - e de que forma estas instituições procuraram ressignificar suas propostas curriculares, os objetivos formativos e seus novos desafios à formação docente, além de suas demandas de aprendizado e da profissionalização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Glock Maceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

Nicole Glock Maceno: Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012), Licenciada e Bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007). É professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (Joinville).

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Ana Carolina Araújo da Silva: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Licenciada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso (2007). É professora da Universidade Federal de Santa Catarina (Blumenau).

Anelise Grünfeld de Luca, Instituto Federal Catarinense (Araquari)

Anelise Grünfeld de Luca: Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestra em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), Licenciada em  Ciências Naturais e Exatas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991). É professora do Instituto Federal Catarinense (Araquari).

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Maceno, N. G., da Silva, A. C. A., & de Luca, A. G. (2019). REFORMULAÇÃO CURRICULAR E A PRÁTICA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DO APRENDIZADO EM LICENCIATURAS EM QUÍMICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 5–31. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2008

Edição

Seção

Especial EDEQ