Análise dos Entendimentos de Docentes Universitários sobre a Função das Atividades Experimentais em um Curso de Formação de Professores de Química

Autores

  • Marcela Duarte Caetano Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.
  • Silvia Cristina Binsfeld Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.
  • José Gonçalves Teixeira Junior Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Ensino de Química, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções de cinco professores de um curso de licenciatura em Química sobre a função das atividades experimentais em suas disciplinas. Constatamos concepções bastante similares acerca das atividades experimentais, todos os professores consideram que estas são importantes para a formação dos licenciandos e as veem como meio de relação entre a teoria e a prática. Em raros momentos essas atividades foram descritas como uma metodologia de ensino que pode auxiliar na construção do conhecimento, nas interações e na reflexão. Também sinalizamos que as atividades experimentais deveriam ter um viés pedagógico, no entanto, verificamos limitações nas falas dos professores de como direcioná-las nas disciplinas. Parte deles pauta o experimento como algo a ser reproduzido, com resultado previsto. A partir do exposto salientamos que o planejamento dos formadores de professores inclua situações que os possibilitem problematizar os experimentos realizados, a fim de superar visões simplistas e proporcionar um aprendizado significativo aos futuros professores de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Duarte Caetano, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.

Licenciada em Química pela UFU

Silvia Cristina Binsfeld, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.

Professora colaboradora - Ensino de Química.

José Gonçalves Teixeira Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. Campus do Pontal.

Professor do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU).

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Caetano, M. D., Binsfeld, S. C., & Teixeira Junior, J. G. (2019). Análise dos Entendimentos de Docentes Universitários sobre a Função das Atividades Experimentais em um Curso de Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 59–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2225

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.