Química divertida nos Anos Iniciais: avaliação do nível de satisfação e aprendizado dos estudantes

Autores

  • Marcela Ines Espinoza Rivas Colégio Anchieta

Palavras-chave:

Ensino de Química, Relatos de Experiência

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar a repercussão de uma série de aulas práticas de Química desenvolvidas no currículo optativo do 5º ano de uma escola da rede privada da cidade de Porto Alegre-RS. A justificativa para desenvolver esta pesquisa deve-se à importância de verificar a repercussão da abordagem de princípios e conceitos básicos da Química através da experimentação desde os Anos Iniciais, estabelecendo as devidas relações com o cotidiano. Como método de avaliação das aulas práticas, os alunos foram convidados a responder a um questionário não nominal e também a participar de um quiz interativo no final do curso. No questionário constavam perguntas sobre o nível de satisfação com cada um dos experimentos. No quiz haviam questões relacionadas à identificação de materiais laboratoriais, normas de segurança e alguns dos conceitos químicos trabalhados. Todos os questionários foram tabulados e analisados, a fim de verificar como as aulas contribuíram para despertar o interesse e a curiosidade do aluno para o estudo Química. Os resultados apontaram que ocorreu um grande nível de satisfação com as aulas, com uma média de 82,3% de indicações “gostei” em cada um dos experimentos. Além disso, o resultado do quiz demonstrou que os alunos se familiarizaram com conceitos básicos de química, passaram a reconhecer materiais e vidrarias de laboratório, e identificaram as normas de segurança desse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Ines Espinoza Rivas, Colégio Anchieta

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), com especialização em Metodologias do Ensino de Biologia e Química (Centro Universitário Internacional UNINTER). Licenciada em Pedagogia (Centro Universitário Internacional UNINTER). Professora de Ciências no Colégio Anchieta.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rivas, M. I. E. (2019). Química divertida nos Anos Iniciais: avaliação do nível de satisfação e aprendizado dos estudantes. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 100–108. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2255

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.