Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Linguagem, Saúde e Química

Autores

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Ciências da Saúde, Ensino de Química.

Resumo

O ensino atualmente, em todos os seus níveis, ainda se encontra fragmentado em diversas disciplinas repletas de teorias aparentemente desconectadas da realidade. Para superar essa fragmentação é necessário um ensino que contemple as diversas disciplinas de forma completamente integrada. As histórias em quadrinhos, mesmo sem um conceito definido e ainda que sofram certo preconceito, constituem um recurso adequado para o ensino. Assim, este trabalho busca conhecer as produções científicas acerca da utilização dos quadrinhos no ensino de Ciências da Saúde no Brasil fazendo uma relação com o ensino de química. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Foram analisados 19 trabalhos: 13 artigos, 2 trabalhos acadêmicos e 4 trabalhos apresentados em eventos. Os argumentos que embasaram a análise do material selecionado dialogaram com referenciais teóricos epistemológicos previamente escolhidos. As histórias em quadrinhos constituem um ótimo recurso didático, porém o uso deste tipo de literatura ainda não é muito bem explorado numa abordagem intertransdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaiara Araujo Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Química/ UFRJ-CEDERJ. Farmacêutica generalista. Mestre em Biologia Parasitária (Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz).

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Instituto de Química/ UFRJ, na modalidade presencial e semipresencial (UAB/ UFRJ/ CEDERJ/ CECIERJ); Docente do CEEQuim-UFRJ; dos Mestrados Profissionais PROFQUI-UFRJ e PEQUI-UFRJ. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UERJ. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Instituto de Química/ UFRJ - na modalidade presencial e semipresencial (UAB/ UFRJ/ CEDERJ/ CECIERJ) - e do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI/ UFRJ. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Cunha, J. A., Tamiasso-Martinhon, P., Rocha, A. S., & Sousa, C. (2019). Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Linguagem, Saúde e Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 74–89. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2305

Edição

Seção

Especial - ENEQ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)