O Potencial Químico e seu Ensino

Autores

Palavras-chave:

potencial químico, ensino de termodinâmica, ensino de química

Resumo

O conceito de potencial químico tem sido considerado como difícil por estudantes e professores. Este trabalho tem como objetivo esclarecer tal conceito a partir de aspectos importantes da sua construção histórica — origem, desenvolvimento e relações com outros conceitos — de modo a contribuir para a sua compreensão e o seu ensino. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, desenvolvemos uma análise de conteúdo de documentos de importância histórica na elaboração do potencial químico: o artigo seminal de George Green, o Tratado de Maxwell e o artigo de Gibbs no qual tal conceito foi formulado pela primeira vez. Os resultados mostram que conceito de potencial químico é muito claro: uma grandeza termodinâmica que funciona como critério de equilíbrio e desequilíbrio em processos químicos de transferência de substância entre as diferentes regiões de um sistema, a exemplo de dissolução, difusão etc. Em vista de tais resultados, propomos uma abordagem didática do potencial químico que enfatize sua elaboração histórica e a discussão das relações entre seus aspectos abstrato e o concreto, em analogia com conceitos termodinâmicos similares.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Moura Porto, J. A., & Silva, J. L. de P. B. (2019). O Potencial Químico e seu Ensino. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 111–124. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2314

Edição

Seção

Especial - ENEQ