Um Clique para a Ciência: A Fotografia Científica na Experimentação Investigativa em Aulas de Química

Catherine Flor Geraldi Vogt, Marcia Borin da Cunha

Resumo


A fotografia pode ser utilizada como meio eficaz para a observação e o registro de fenômenos, principalmente em atividades experimentais. Neste trabalho se buscou investigar o papel da Fotografia Científica como suporte em experimentos de Química, com o intuito de utilizar novos recursos para o ensino regular de Ciências. Dentre as metodologias de ensino, o “ensino por investigação” pode ser uma boa possibilidade para as aulas experimentais de Ciências e Química. Em meio aos fundamentos teóricos dessa metodologia, destaca-se a elaboração de uma situação-problema, na qual a fotografia científica se revela como um instrumento para o aprimoramento da observação e do registro, que leve à solução do problema inicialmente proposto. A fotografia pode ser considerada como recurso valioso para os procedimentos de ensino-aprendizagem de conceitos e de linguagens científicas e químicas.


Palavras-chave


Fotografia; Investigação; Química

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Catherine Flor Geraldi Vogt