Um Clique para a Ciência: A Fotografia Científica na Experimentação Investigativa em Aulas de Química

Autores

Palavras-chave:

Fotografia, Investigação, Química

Resumo

A fotografia pode ser utilizada como meio eficaz para a observação e o registro de fenômenos, principalmente em atividades experimentais. Neste trabalho se buscou investigar o papel da Fotografia Científica como suporte em experimentos de Química, com o intuito de utilizar novos recursos para o ensino regular de Ciências. Dentre as metodologias de ensino, o “ensino por investigação” pode ser uma boa possibilidade para as aulas experimentais de Ciências e Química. Em meio aos fundamentos teóricos dessa metodologia, destaca-se a elaboração de uma situação-problema, na qual a fotografia científica se revela como um instrumento para o aprimoramento da observação e do registro, que leve à solução do problema inicialmente proposto. A fotografia pode ser considerada como recurso valioso para os procedimentos de ensino-aprendizagem de conceitos e de linguagens científicas e químicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine Flor Geraldi Vogt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrada do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências e Educação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Parana. Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste no curso de Química Licenciatura, Campus de Toledo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Vogt, C. F. G., & Cunha, M. B. da. (2019). Um Clique para a Ciência: A Fotografia Científica na Experimentação Investigativa em Aulas de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 90–97. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2315

Edição

Seção

Especial - ENEQ