Filosofia do Ensino de Ciências e de Química

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Filosofia da Ciência

Resumo

Nesse artigo procuramos argumentar em favor de uma Filosofia do Ensino de Ciências e de Química. O primeiro argumento apresentado é o de que há uma tendência em a área de Ensino de Ciências emprestar da Filosofia da Ciência ilustrações com base no fazer científico. O segundo argumento apresentado tem como pano de fundo um importante debate atual na Filosofia da Ciência em que se discute a natureza do conhecimento científico. Nesse debate, uma das alternativas apresentadas parte de uma ilustração que não tem como ponto de partida conceitual o fazer científico, no caso, as semelhanças de família. Essa ilustração possibilita incluir no Ensino de Ciências mais aspectos na compreensão de processos de ensino e aprendizagem. O terceiro argumento é que o Ensino de Ciências já tem se apropriado de outras filosofias, para além das oferecidas pela FC. Por fim, apresento propostas já existentes de filosofias do ensino de ciências e de química, em que são apresentadas perguntas de natureza filosófica. Finalizo apontando a necessidade de mais estudos de natureza filosófica sobre o Ensino de Ciências.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Gois, J. (2019). Filosofia do Ensino de Ciências e de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 5–18. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2349

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

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