Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química

Autores

  • Flavio Tajima Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Joanez Aparecida Aires Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Natureza da Ciência. Aspectos consensuais. Ensino de Química

Resumo

A busca pelos aspectos essenciais que definem o conhecimento científico tem sido objeto de pesquisa de filósofos, historiadores e sociólogos da Ciência. A discussão de tais aspectos no Ensino de Química tem como objetivo ensinar aos estudantes o modo como o conhecimento científico é construído, fundando-se, para tanto, nos pontos em que há consenso entre os epistemólogos da Ciência. Tendo em vista que discutir sobre a Natureza da Ciência (NdC) envolve uma escolha sobre os principais aspectos a serem considerados, o presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco aspectos consensuais que julgamos serem adequados ao Ensino de Química. Acreditamos que esses aspectos a respeito da NdC oferecem possibilidades para que uma visão menos ingênua e mais coerente com a prática científica seja transmitida aos alunos, permitindo que uma visão mais autêntica do fazer científico possa ser construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Tajima Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Química (2012) pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação em Ciências (2016) pela mesma universidade.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Química (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006) também pela UFSC. Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. 

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Barbosa, F. T., & Aires, J. A. (2019). Aspectos consensuais da Natureza da Ciência e suas implicações para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 26–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2378

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa