A Heterogeneidade do Discurso Docente: Falando Sobre Substâncias a Partir de Diferentes Situações

Autores

  • Antônio Inácio Diniz Júnior UNIVASF
  • Edenia Maria Ribeiro Amaral UFRPE

Palavras-chave:

Situações contextualizadas, perfis conceituais, substância.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar formas de falar expressadas por uma professora de Química em uma discussão sobre situações que envolvem diferentes abordagens ao conceito de substância. A teoria do perfil conceitual (Mortimer et al, 2014) foi considerada para identificar a heterogeneidade de formas de falar da professora a partir de zonas do perfil conceitual de substância proposto por Silva (2011) e Silva e Amaral (2013). Para o registro de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada na qual foram apresentadas situações que sugeriam o uso de substâncias em diferentes contextos, tomando por base metodologias propostas por Coutinho (2005) e Silva (2011). Os resultados mostraram diferentes formas de falar, entre as quais podemos identificar: ideias focadas na utilidade das substâncias - substância como algo presente nos  materiais e que confere a eles funções e usos; ideias em que as substâncias ganham um sentido generalizado – está presente em tudo, mas não é especificada ou caracterizada; e ideias que apontam para características e propriedades submicroscópicas e macroscópicas das substâncias, em uma visão mais científica. Isso sugere que a emergência de diferentes formas de falar e modos de pensar sobre substância está relacionada com o tipo de abordagem ou situação em que o conceito é aplicado, sendo a contextualização um processo que pode contribuir para uma compreensão mais complexa de conceitos científicos.

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Biografia do Autor

Antônio Inácio Diniz Júnior, UNIVASF

Doutorando Ensino das Ciências - Concentração em Ensino de Química, Mestre em Ensino das Ciências e Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Assistente A da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atualmente exerce a função de coordenador pro tempore do Colegiado Acadêmico de Licenciatura em Química, Campus Serra da Capivara. Tem experiência na área Métodos e Técnicas de Ensino e em Ensino de Química, e vem desenvolvendo pesquisas em processos de contextualização no Ensino de Química, Abordagem Ciência/Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química, Perfil Conceitual em salas de aula de Química. É membro do Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência  NUPEDICC/CNPq, coordenado pela professora Dr.ª Edenia Maria Ribeiro do Amaral.

Edenia Maria Ribeiro Amaral, UFRPE

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com estágio doutoral na University of Leeds - UK (2002-2003). Pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education na University of Leeds (2009-2010). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química. Vem desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino-Aprendizagem de Química, atuando principalmente com relação aos seguintes temas de interesse: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação entre conhecimento científico e aspectos socioculturais que emergem no ensino-aprendizagem de ciências. Coordena o NUPEDICC - Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência - UFRPE, www.nupedicc.com.br

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Diniz Júnior, A. I., & Amaral, E. M. R. (2019). A Heterogeneidade do Discurso Docente: Falando Sobre Substâncias a Partir de Diferentes Situações. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 42–54. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2438

Edição

Seção

Especial - ENEQ