Conhecimento Científico e Situações do Cotidiano: Investigação da Vitamina C como meio de Aproximação das Crianças aos Fenômenos Químicos

Autores

  • Ana Carolyne de Oliveira Cardoso IFRJ/Bolsita PIBIC
  • Hugo Noronha da Silva Barros IFRJ/Bolsita PIBIC
  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira SME-Caxias
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC http://orcid.org/0000-0002-7396-1596

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Ensino de Química. Vitamina C.

Resumo

Este estudo se alicerça em um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir temas químicos do cotidiano, em atividades para um ensino CTS nos anos iniciais da Educação. Para este artigo foi escolhido o relato de uma atividade que buscou relações entre os conceitos químicos e a saúde humana, apresentando a vitamina C como mote central. Os dados da investigação advieram de uma intervenção pedagógica com 22 estudantes de uma unidade escolar municipal de Duque de Caxias (RJ). A pesquisa, de abordagem qualitativa, seguiu as etapas: (i) roda de conversa; (ii) visita à horta da escola e (iii) atividade investigativa no laboratório de ciências. Os resultados revelaram que a utilização de uma aula experimental pode impactar no processo de desenvolvimento da criança tanto no aspecto intelectual como no social, visto que as informações aprendidas pelos alunos transcenderam o ambiente escolar de forma a gerar um conhecimento mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, IFRJ/Bolsita PIBIC

Licencianda em Química.

Hugo Noronha da Silva Barros, IFRJ/Bolsita PIBIC

Licenciando em Química.

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, SME-Caxias

Mestre em Ensino de Ciências/Professora da rede municipal de Duque de Caxias (RJ).

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é professor Associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).  Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ (PROPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Cardoso, A. C. de O., Barros, H. N. da S., Oliveira, D. A. A. dos S., & Messeder, J. C. (2019). Conhecimento Científico e Situações do Cotidiano: Investigação da Vitamina C como meio de Aproximação das Crianças aos Fenômenos Químicos. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 87–99. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2482

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química